quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bolachinhas para o dia da criança

Olá queridas amigas !
Já pensaram o que vão fazer amanhã com as vossas crianças ?
Cá em casa , para festejar o dia da criança, no final do dia vamos todos pôr as mãos na massa, e preparar junto com o mais pequeno umas bolachinhas para depois oferecer aos avós.
Vai ser uma maneira divertida de acabar o dia, e do mais pequeno poder receber elogios como pequeno cozinheiro!

Deixo a receita, que é mesmo muito fácil, e todos em casa podem participar. Podem por exemplo dividir a massa, e numa parte colocam pepitas de chocolate, noutra raspas de limão, noutra raspas de laranja, etc, o que preferirem ou o que mais gostarem. Deixem que seja a(as) vossa(s) criança(s) a usar a imaginação .

Ingredientes:
- 1 ovo
- 100 grs de manteiga
- 150 grs de açúcar
- 250 grs de farinha
- 1 c de chá de fermento
Opcional:
- Chocolate partido ( pepitas)
ou
- Raspas de limão ou laranja

Bater o ovo com o açúcar. Juntar a manteiga derretida. Adicionar a farinha e o fermento aos poucos até formar uma bola com a massa.
Opção: divida a massa e junte o chocolate, e outro ingrediente que indico como opcional.
Fazer pequenas bolinhas e achatar com o fundo de uma chávena ou utilizar um dispara biscoitos. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno cerca de 15 m. 

Podem reciclar latinhas ou frascos (como fazer ver aqui) para colocar as bolachinhas depois de feitas, e é também uma boa e divertida actividade para fazerem com as vossas crianças.

 Espero que os mais pequenos tenham um dia bem divertido !
Um beijinho a todos os pequenos e pequenas.
Feliz dia da criança !

terça-feira, 29 de maio de 2012

Beringelas recheadas com atum

Olá amigas/os !
Aqui por casa as receitas durante a semana são sempre simples, mas não menos saborosas ! O jantar da semana é sempre programado no dia anterior. Demanhá já deixo no frigorifico o que é para descongelar para o jantar, e ás vezes até adianto uma coisa ou outra...
Apesar de durante a semana o tempo ser curto, tenho uma grande preocupação na diversidade dos alimentos que preparo, e no seu valor nutritivo. E claro, adoro inventar na hora de cozinhar e testar novos sabores que sejam do agrado de todos.

A receita que deixo hoje, é uma sugestão económica e fácil, feita com ingredientes saudaveis e que normalmente temos no frigorifico. Poderá fazer sucesso numa mesa de convidados, ou simplesmente uma refeição de família, como foi a nossa cá de casa.

Ingredientes
2 beringelas médias/grandes
2 colheres (de sopa) de azeite;
1 cebola média picada;
1 dente de alho picado;
1 lata de cogumelos laminados;
Tomate (quantidade dependendo da preferência de cada um);
1 colher (de sopa) de salsa picada;
Atum de água
sal;
pimenta.
Cozinhar as beringelas numa panela com água, até ficarem moles (cerca de 4 ou 5 minutos), escorrendo depois a água e deixar arrefecer.
Aquecer o forno a 180ºC.
Cortar as beringelas ao meio (verticalmente) e retirar toda a polpa. Colocar as cascas (para rechear) numa travessa de ir ao forno colocando um pouco de azeite no fundo.

Num tacho colocar o azeite a aquecer em lume brando, acrescentar a cebola e o alho, tapar, deixar refogar durante 5 minutos.
Adicionar a polpa das beringelas partida aos bocadinhos pequenos, o tomate, o atum (escorrido) e os cogumelos. Mexer e deixar cozinhar durante mais 5 minutos.
Acrescentar a salsa, temperando ao gosto com o sal e pimenta. Mexer tudo e retirar do lume.

Colocar o recheio nas beringelas e deixar assar durante cerca de 20 minutos.
Se quiserem podem colocar um bocadinho de queijo ralado por cima.
O acompanhamento poderá ser apenas uma salada verde, e/ou puré de batata.

Dica: Em vez de atum, podem fazer o recheio com carne picada, ou restinhos de carne ou de peixe.

 Sugestão: O acompanhamento poderá ser apenas uma salada verde, e/ou puré de batata ou puré de bróculos .


Beijinhos e bom apetite !

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bolinhos mistos cá de casa

Olá amigas ! Que tal foi o vosso fim-de-semana ?
O nosso foi de muito trabalho. Entre tarefas domésticas e estudo ainda houve tempo para alguma diversão.
Esta vai ser uma semana de testes para o mais pequenino. Anda na 3ª classe (agora chamam-lhe 3º ano) e por isso ainda é preciso ajudá-lo muito nos trabalhos de casa e no estudo, até porque gosto de acompanhar tudo o que se passa na escola. Mesmo que não traga trabalhos de casa, vou ver sempre os cadernos e falo com ele sobre como foi o seu dia. Mas é este o nosso dever de mãe, estar sempre presente e atenta a tudo, só assim podemos ajudar e aconselhar os nossos filhos.

A receita que deixo hoje são uns bolinhos faceis de fazer e bastante económicos, pois até se podem fazer com restinhos de carne ou frango.
Cá em casa fazemos muitas vezes estes bolinhos ao domingo. Fazem um lanche delicioso, e dá para mandar durante a semana na mochila do mais pequeno.

Ingredientes:
250 grs de farinha
250 ml de leite
2 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sobremesa de farinha maisena
100 grs de manteiga derretida
sal
3 colheres de sopa de agua quente
200 grs de bacon partido
Chouriço ou fiambre ou restos de carne
Fatias de queijo

Bater os ovos, juntar a farinha e a manteiga derretida. Juntar aos poucos o leite e mexer. Depois juntar a farinha maisena, o fermento e  a água, envolver sem bater muito a massa. Deitar um bocadinho de sal e juntar as carnes e o queijo tudo picado na picadora . Mexer tudo, deitar em forminhas e levar ao forno, a 180ºC.
Têm um sabor irresistível ! O truque desta receita é picar toda a carne.

Beijinhos e boa semana !

domingo, 27 de maio de 2012

Bolo de aniversário de gelatina

Olá amigas !
Só agora, consegui vir até aqui... Foi um sábado um pouco atarefado... De manhã, torneio de Andebol do meu pequeno, de tarde ajudá-lo nos trabalhos da escola  e ainda tratar das tarefas domésticas cá de casa. Desta vez nem tive tempo de ir ás compras fiz a lista e foi o marido "passear" até ao supermercado. 

Como sabem, ser mãe, dona de casa e trabalhadora não é muitas vezes uma tarefa fácil, mas quando se consegue fazer tudo na perfeição, é motivo de orgulho. Não acham ? Nós mulheres somos as maiores !
Aqui em casa costumam chamar-me a super "M", super Mãe, super Mulher, e agora até me chamam a super Moranguetes (Ih, Ih, Ih). Confesso que sabe bem ouvir estas coisas do marido e do filho, é sinal que nos dão valor, e reconhecem o que fazemos todos os dias.

Bem, mas tive mais um bolo de aniversário para fazer, desta vez foi para o meu marido (  na sexta-feira dia 25 ). Minhas amigas, este fez-me pensar bastante, porque o P. não gosta de bolos de aniversário, a não ser de chocolate.. Mas bolas, já chega de bolos de aniversário de chocolate... Ele gosta muito de semi-frios, ou bolos gelados...Então, pensei e pensei, e ora vejam o que fiz.


Ingredientes:
3 ou 4 gelatinas de cores diferentes ( eu utilizei de morango, tuti-fruta, e pessego)
1 lata de leite condensado
A mesma lata do leite condensado mal cheia de leite (ou 1 pacote de natas dos pequenos )
Gelatina em pó incolor ( ou de sabor, desta forma em vez de branco fica de cor )

Preparação:
Passo 1 
Preparar com antecedência as gelatinas de cores diferentes, seguindo as indicações da embalagem. Levar ao frigorífico para solidificar.
 Passo 2
Quando estas estiverem solidificadas, cortar as gelatinas em cubos.
Colocar alternadamente os cubos de cores diferentes na forma ou formas que forem utilizar
Numa tigela mexer o leite condensado com o leite e juntar a gelatina incolor preparada segundo as instruções.
Verter sobre as gelatinas cortadas já na forma ( eu utilizei uma de silicone) onde querem preparar o doce.
Mexer bem para que todos os espaços sejam preenchidos com o creme do leite.
Levar ao frigorífico algumas horas, e está pronto !  

Diferente, mas bonito, e delicioso !
Que linda fatia ! E que bem que soube ! 


Dicas para esta sobremesa:
Para desenformar, mergulhar a forma no lava-loiças com alguma água quente. E depois deitar sobre um prato com muito cuidado para não partir.

As gelatinas de cores podem ser preparadas na noite anterior, e no dia da festa, logo de manhã, acabar a sobremesa, ou,  podem-se preparar 2 dias antes as gelatinas de cores, e no dia anterior á festa de anos, faz-se o creme do leite e a montagem, no dia da festa, poucas horas antes, é só desenformar( foi o que eu fiz).

Esta é também uma óptima receita para festas de crianças, que poderá ser feita em copos de plástico transparente ou em forminhas de silicone pequenas, de várias formas. Depois de desenformadas ficam lindas !
Um beijinho e um bom domingo !

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Truques e dicas de cozinha

Olá amigas !
Estamos no final de mais uma semana... Realmente o tempo voa...

Hoje em dia temos um acesso fácil a receitas, e esquecemos de como é importante sabermos alguns truques e dicas que nos ajudam na hora de cozinhar. Pequenos truques que podem fazer toda a diferença ao preparar um prato. Alguns aprendi com a minha mãe outros por experiência na cozinha.
Aqui ficam alguns que considero importantes:

Alourar - Quando quiser alourar um empadão, massa folhada, ou qualquer outra coisa no forno, em vez de pincelar com ovo batido, pincele com leite. Não só é mais económico como faz o mesmo efeito que o ovo e sem queimar.

Puré de Batata - Se juntar 1 ou 2 claras de ovo, batidas em castelo ao puré de batata, ele vai ficar mais leve e fofo.

Sopas com base de puré de batata - Estas sopas ficam melhor se se lhes juntar uma colher de sopa de leite
ou de manteiga.

Para bater claras em castelo mais depressa - Antes de bater as claras junte-lhes uma pitada de sal.

Demolhação rápida de feijão - No caso de não ter deixado o feijão de molho na véspera poderá optar por uma demolhação rápida: ponha o feijão numa caçarola com água não temperada e cozinhe durante 5 minutos. Retire depois do lume e deixe repousar durante uma hora. Por fim escorra e passe por água fria.

Cozer feijões secos depressa (tenros e untuosos) - Molhe-os antes de cozer, deitando fora essa água. Depois deite sobre os feijões duas ou três colheres de sopa de azeite, deixando ficar uns 10 minutos. A seguir deite a água quente necessária para que eles cozam.

Um beijinho, obrigada pelas vossas visitas e pelas palavras doces deixadas neste meu cantinho.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gratinado de massa no forno

Olá amigas !
Hoje deixo uma sugestão que já tenho feito algumas vezes para jantar durante a semana. É mais uma ideia de aproveitamento de restos de carne.
Como já vos contei  tenho sempre no meu congelador uma tupperware onde vou guardando restinhos de carne que vão sobrando, seja ela pouca ou muita. Quando vejo que tenho uma quantidade suficiente faço uma massa, ou arroz, ou uma quiche,ou  uma pizza...
Desta vez foi um gratinado de massa, e imaginem,  até restos de carne de cozido levou, que lhe deu um sabor muito bom...

Fiz um refogado com azeite e alho francês (podem fazer com cebola ). Depois misturei uma lata de cogumelos laminados e mexi. De seguida deitei os restos da carne e deixei refogar cerca de 3 m. Apaguei o lume.
Entretanto tinha colocado a massa (pode ser qualquer massa) a cozer em água a ferver com sal e azeite. (Não deixar a massa cozer muito, desligar quando estiver um bocadinho rija)
Barrar um tabuleiro de ir ao forno com manteiga. Deitar a massa e o preparado da carne, envolver tudo. Por cima deitar um pacote de 200 ml de molho bechamel e se quiserem queijo ralado. Levar a forno só para gratinar. Ficou uma delicia !
Acompanhar com uma salada de rúcula e alface.

Dica: Quando guardarem os restos da carne, guardem-na já partida, porque depois é tudo mais fácil. Podem juntar  legumes verdes, por exemplo espinafres, combinam aqui na perfeição.

Não se esqueçam, pouco ou muito todos os restinhos são para aproveitar.
Beijinhos.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Caril de gambas com bacalhau

Olá !
Vejo que consegui despertar o vosso interesse no que diz respeito á decoração... Muito bem ! Se precisarem de ajuda ou alguma ideia, estou por aqui.
É importante termos o nosso lar bonito e confortável. Eu adoro a minha casa, e por isso "mima-la" é para mim um gosto.

A minha sugestão de hoje é apenas para reforçar a ideia que não demos andar sempre nas compras, cá em casa as compras são feitas 1 vez por semana. 
Na hora de cozinhar, devemos usar a nossa imaginação, e utilizar os ingredientes que temos em casa.
Vejam como resolvi um pedido do meu marido que naquele dia lhe apetecia comer caril de gambas.

Decidi fazer a vontade ao P., estava decidido fazer o caril. Fui ao congelador e vi que tinha poucas gambas. Tinha também lombos de pescada que podia misturar, mas o P. odeia pescada...Ups, e agora ?
Resolvi cozer duas boas postas de bacalhau, depois de cozidas desfiei-as e juntei-as ás gambas e assim ficou a ser Caril de gambas com bacalhau.

Ingredientes para 2 pessoas:
2 Postas de bacalhau alto
500 grs de miolo de gambas
200 ml de leite de coco
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
1 colher de sobremessa de gengibre
1 colher de sopa bem cheia de caril
1 colher de sobremessa de acafrão das indias
1 raminho de coentros frescos
sal q.b.

Cozer as postas de bacalhau em água a ferver durante 10 minutos. Tirar o bacalhau da água, limpar de peles e espinhas e desfiar aos bocados. Reservar um pouco da água de cozedura e deixar arrefecer.
Entretanto leva-se  a cebola com o dente de alho a refogar. Juntar o gengibre e mexer. Quando a cebola estiver translucida, juntar o pó de caril e o acafrão e misturar bem. Adicionar água de cozedura do bacalhau para que a mistura não seque, e de modo a formar uma pasta de caril. Adicionar depois o leite de coco, e quando levantar fervura juntar o bacalhau e as gambas. Rectificar os temperos. Deixar ferver em lume brando durante 20 minutos e no final juntar os coentros frescos picados.
Acompanhar com arroz basmati ou arroz branco normal.

Dica: Em vez de postas de bacalhau poderão usar migas de bacalhau, é muito mais barato e é só cozer, é por isso, também mais rápido.
Espero que gostem de mais esta ideia cá de casa !

Um beijinho ! (Adoro dar beijinhos !)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Transformação Low Cost de quarto

Olá minhas queridas amigas !
Hoje quero deixar uma dica de poupança aliada á decoração.
Como já disse além de cozinhar, também adoro decorar! Cá em casa, seja na cozinha, no quarto, na sala, na casa de banho, ando sempre a mudar os objectos, e muitas vezes até mudo a disposição dos móveis para dar um toque diferente. É como diz o meu marido ando sempre a inventar !

Há tempos estava farta da decoração do meu quarto. Era a divisão da casa que faltava redecorar.  Andei uma semana a pensar o que podia fazer, sem gastar muito dinheiro. O meu plafond seria de 80€, não poderia gastar nem mais 1 cêntimo. E isto, minhas amigas, é a primeira dica nesta decoração low cost, pensar , quanto queremos, e podemos gastar.

Tomei então, como base a cor de uma colcha e de uns cortinados que já tinha comprado numa promoção, e estes foram os meus pontos de partida.
Pensei que se pintasse apenas uma parede do quarto tudo se tornaria diferente. Pensei também num quadro, e algo verde também ficaria bem.

Falei com o Pedro, e disse-lhe que em apenas um fim-de-semana poderíamos ter um quarto novo. Claro, que ele ficou em pânico, o que é que eu queria desta vez ....

Numa sexta-feira á noite fomos ás compras ! Tinta, um quadro, um jarrão e umas canas de Bambu. "Discutimos" como sempre, mas isso faz parte, porque o que eu gosto ele não gosta, mas no final chegamos sempre a um acordo, e isso é o mais importante.

Tinta = 20,00 €
Quadro = 30,00€
Jarrão = 15,00
Bambus = 10,00

Ora vejam como ficou...

Antes era assim:

 Não é preciso gastar fortunas para conseguirmos ter um espaço bonito em nossa casa.
 Pensar, atribuir um plafond e ter alguma paciência para escolher as peças certas nos sitios certos, e "voilá" temos um espaço novo !...

Beijinhos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Delicia da Moranguetes

Olá amigas/os !
Que tal o vosso fim-de-semana ? Eu fartei-me de trabalhar, não sei como foi, entre roupas, organização, limpezas e comidinhas, o tempo passou a correr...

Cá por casa continuam as receitas simples, económicas e rápidas. Espero que não se importem de aqui ver coisas tão simples...Com a falta de tempo que temos tem mesmo de ser assim.

Depois de uma semana cheia e receitas saudáveis, um docinho vinha mesmo a calhar. Perguntei aos meus dois amores de cá de casa que nome podia dar a esta doçura, ficou  " Delicia da Moranguetes " .

1 pacote de natas para bater ( poderá ser mais, consoante a quantidade que querem preparar )
Morangos
Suspiros grandes 
Doce de frutos silvestres ou morango

Bater as natas em chantilly ( não colocar açúcar).
Lavar os morangos e seca-los bem.
Numa taça de vidro transparente, colocar pela seguinte ordem:  uma camada de natas, suspiro em pedaços grandes, o doce, natas e por fim os morangos partidos como gostarem.



Misturar tudo na hora de comer.

Calórica mas divinal !




Outra forma de apresentação.

Poderá servir de sobremesa para um jantar/almoço de amigos, ou uma festa de anos. Desta vez coloquei por cima suspiros desfeitos, e em vez de colocar as natas como primeira camada coloquei os suspiros.

Estou sempre a inventar! ... Não consigo fazer a mesma receita 2 vezes igual.



Fácil, económica e saborosa, bem ao jeito de cá de casa !

Boa semana !

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ovos recheados com atum e molho de iogurte

Finalmente chegou a sexta-feira para podermos estar mais tempo com a nossa família ! É durante o jantar deste dia que planeamos o que vamos fazer durante o fim-de-semana.
Normalmente fazemos as nossas saídas ao sábado, andar de bicicleta, visitar algum lugar, assim como se houver algum almoço ou jantar com amigos, seja cá em casa ou fora, são sempre ao sábado.
O Domingo gosto de passa-lo mais por casa...È o dia em que o mais pequeno vai jogar á bola com o pai e eu fico em casa a fazer um almoço mais requintado, fazer as sopas para ter durante a semana, umas congelo outras ficam feitas para durar no máximo 3 dias, adianto uma ou outra refeição para poder ter para jantar durante a semana, passo a ferro, e no final da tarde gosto de me sentar no sofá, já com tudo feito e organizado para mais uma semana.
Todas as outras tarefas domésticas tento fazê-las durante a semana. Não é difícil manter tudo limpo e organizado se todos os dias fizermos um pouco.

A receita que deixo hoje aqui ,serviu de entrada, num jantar de amigos que demos cá em casa. Resolvi partilha-la convosco porque ficou mesmo muito boa e fiz um brilharete junto dos convidados. Além disso enquadra-se dentro das receitas saudaveis que vos prometi publicar durante esta semana.

Para 6 pessoas:
6 ovos XL (tem mesmo de ser XL)
1 iogurte natural grego sem açúcar
1 lata de atum natural (atum d'água)
Coentros picadinhos
1 colherer de sopa mal cheia de maionese
Uma colher de café de alho em pó
Tostas para barrar

Cozi os ovos (deixei ferver durante 15m). Depois de cozidos, tirei a casca e deixei arrefecer.
Entretanto preparei uma tijela com a maionese, o iogurte natural e os coentros picadinhos.
Noutra tijela coloquei o atum todo desfeito.
Depois dos ovos estarem frios, foram abertos ao meio. A parte amarela foi toda desfeita e  juntei ao atum., depois juntei o creme já preparado com o iogurte, a maionese e os coentros, juntei o alho em pó e mexi tudo.  Com esta mistura enchi as cavidades dos ovos.
Foi ao frigorifico até á hora de servir.
A mistura que sobrou foi para barrar tostas e comer também como entrada.
Um bom fim-de-semana !
Beijinhos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os meus pensamentos ...

Hoje pensei muito na minha vida... E por isso não vou falar de receitas, apenas quero partilhar convosco alguns pensamentos...

Sou uma lutadora, uma mulher feliz !

Não gosto de dizer, que não, nunca e adeus, são palavras muito fortes. Gosto de dizer o que penso, gosto de dizer ás pessoas que estão bonitas, gosto de sorrir para todos.

Não gosto de injustiças e por isso sou capaz de defender nem que seja o pior inimigo.

O mais importante para mim é a minha familia : o meu filho, o meu marido e os meus pais. Por eles faço tudo. Eles em primeiro, sempre, só depois eu.

Nada do que tenho me veio parar ás mãos, tive de lutar, e ter objectivos muito bem definidos. Acreditar, e procurar o sim, porque o não temos sempre garantido, são o meu lema !

Há duas partes importantes no meu dia, que me fazem sentir muito feliz, e que muitas vezes ajuda a esquecer certos episódios menos bons que se passam ao longo do dia...
São eles, de manhã quando vou acordar o meu filho, e á tarde quando o vou buscar ao colégio.
Enche-lo de beijinhos e abraços logo pela manhã é a melhor forma de começar o dia. Quando entro no seu quarto e o vejo a dormir é encantador. No final da tarde, quando o vou buscar ao colégio, é ele a encher-me de beijinhos e abraçinhos, e são tão bons estes miminhos!
Temos uma grande cumplicidade e uma grande preocupação um com o outro. Ainda hoje quando colocava dentro da minha mala uma maçã e um iogurte para comer como lanche no escritório, ele me perguntou: " Mamã só vais almoçar isso ?"
Palavras para quê, ser mãe é a melhor coisa do mundo !

Chegar a casa e ter a responsabilidade de fazer tudo, é algumas vezes difícil, mas se tivermos organização e vontade tudo se torna fácil.

Há que planear tudo muito bem, desde a roupa que vamos vestir no próximo dia, o que vamos fazer para o jantar no próximo dia, a roupa que temos de pôr a lavar, o que temos para arrumar, e claro conseguir ter tempo para conversarmos em familia. Aqui em casa somos 3, durante o jantar conversamos sempre de como foi o dia de cada um.

Cozinhar, e receber amigos cá em casa, é uma paixão.

Nunca me deito sem deixar tudo arrumado, seja a cozinha, algum brinquedo deixado na sala, ou simplesmente antes de deitar sacudir as almofadas do sofá, arrumar os comandos da televisão e da consola de jogos, gosto de deixar tudo direitinho.

Gosto de falar com as minhas plantas.

De manhã, gosto de abrir as janelas e deixar a casa respirar. Ver o sol a nascer é encantador, prefiro acordar mais cedo, mas ter um pouco de tempo para estar á janela a receber o novo dia !

São pequenos gestos e acções que fazem o nosso dia, ser um dia diferente!

Partilhem os vossos pensamentos, faz-nos bem ...

Um beijinho a todas/todos, vocês também contribuem para a felicidade do meu dia ! É muito bom ler os vossos "miminhos". Obrigado.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paella cá de casa

Olá amigas !
Hoje não temos salada ! Uf ! (expressão do meu marido)
Mas deixo uma receita igualmente saudável, pela sua riqueza em vegetais e bastante económica, dado que leva ingredientes que habitualmente temos em casa .
Trata-se de uma sugestão para aproveitar restos de frango assado.
Normalmente com restos de frango assado costumo fazer frango à brás, uma massa gratinada no forno, ou uma quiche, mas desta vez resolvi fazer algo mais bonito e diferente do habitual.

Fiz um refogado com cebola bem picadinha e azeite, depois juntei cenoura partida ás rodelas finas e feijão verde aos pedaços. Deixei refogar os legumes . Juntei depois uma taça de arroz vaporizado e deixei tostar um pouco. Coloquei 1 colher de sopa de açafrão, juntei sal e um cubo de knorr de galinha, e mexi. Juntei o dobro de agua da medida do arroz e deixei cozer até desaparecer a água.

Enquanto cozia o arroz. Coloquei num Wok, cebola picada, alho e azeite e deixer refogar. Depois juntei alho francês ás rodelas e deixei refogar mais um pouco, depois juntei os restos do frango partido aos bocadinhos e salsichas de peru enlatadas. Mexi. Juntei também pimento vermelho ás tiras e deixei refogar tudo.

Entretanto o arroz acabou de cozer. Deitei o arroz no Wok envolvi tudo e rectifiquei o sal. Deixei no lume cerca de 2, 3 minutos apenas para os sabores se envolverem. No final polvilhei com salsa.
Ficou delicioso, nem se notava que eram restos de frango de churrasco. Vejam o aspecto...

Dica: Para fazerem arroz no forno ou este tipo de receita o ideal é usar arroz vaporizado, pois é um arroz de grão longo que fica sempre soltinho .

Para sobremesa : Morangos e kiwi





Gostaram desta ideia de aproveitar os restos de frango ?
Aqui em casa não se estraga nada, tenho no congelador uma caixa onde vou guardando todos os restos de carne, mesmo quando sobra apenas um pedacinho. Frango e peru coloco noutra caixa. Quando já tenho quantidade suficiente de restinhos de carne, é só ir para a cozinha, e inventar !
Amigas, toca a registar esta dica importante de poupança.
Beijinhos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Salada tropical da moranguetes

Olá amigas ! Que tal está a correr esta semana de Verão ? Vamos aproveitar porque parece que a chuva vai regressar no final da semana...
Bem, vi que gostaram muito da minha saladinha ! Que bom ! Mas vocês não me ajudam em nada, porque continuam a fazer coisas deliciosas que me deixam quase a desistir desta semana saudável... Estou a brincar, não se preocupem comigo, eu sou forte ! Ih! Ih! Ih!
Há alturas que somos surpreendidas por pessoas ou  acontecimentos, mas hoje, amiguinhas, surpreendi-me a mim mesma com a maravilhosa salada que fiz para o jantar de hoje. Para o mais pequeno fiz outra coisa, mas também provou a salada e gostou ! Ora vejam :

 Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 abacaxi grande
- 1 laranja
- 2 kiwis
- 500 g de miolo de camarão pequeno
- Folhas de alface
- 4 tomates cereja
- 4 delicias do mar
- Coentros ou salsa


Cozer os camarões em água com sal. Como se trata de miolo pequeno bastou ferver 5 m. Deixar arrefecer. (Eu fiz isto ontem á noite para hoje estarem bem fresquinhos).
Abrir o abacaxi ao meio, retire-lhe cuidadosamente o miolo e reserve.  A ideia é prepar primeiro tudo antes de começar a rechear o abacaxi. depois é tudo mais facil, é só rechear.
Corte a laranja em gomos e o kiwi em cubos. Abrir ao meio os tomates cereja e cortar em a alface em juliana.

Depois de tudo preparado rechear com todos os ingredientes uma ou as duas metades do abacaxi. Não se esqueçam de juntar o miolo de camarão, as delicias do mar, os coentros (pode ser salsa) e abacaxi ao pedacinhos.
Nós usamos creme de vinagre balsâmico para temperar mas podem usar maionese ou creme de iogurte.

Para acompanhar esta bela salada fiz um Batido de morango:
Morangos
1 iogurte natural grego
leite de soja

Lavar os morangos, corta-los para dentro de um copo, juntar o iogurte e um pouco de leite para ficar liquido ( o leite têm de ir pondo aos poucos até chegar ao ponto que gostam ). Triturar tudo com a varinha mágica e já está um belo batido de morango !  

Só vos digo, esta têm de experimentar, porque vale a pena ! 
Deliciosa e recheada de bons e saudáveis ingredientes . O Batido também acompanhou muito bem !
Beijinhos ! Fico ansiosa pelas vossas opiniões...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Salada moranguetes com tremoços e beterraba

Olá amigas ! Preparadas para uma semana saudável ?
Depois de uma semana de aniversários, cá estou eu pronta para ficar em forma, e por isso, vou dedicar-me esta semana a receitas mais saudáveis. Tal como vos disse ontem, muitas saladas, vegetais e fruta.
Para começar deixo uma salada de alface, morangos tremoços e beterraba.
Porquê a escolha da beterraba e do tremoço, nesta minha saladinha ?
Beterraba:
Alimento protector do fígado que oferece propriedades anti cancerígenas.
Algum ferro, vitamina C e a riqueza em potássio tornam este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contém fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol).
É um óptimo alimento para gravidas (Acido fólico) e evita as anemias.
Tremoço:
É uma leguminosa, bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras.  É um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos, diabetes e reduz o apetite. Assim sendo, toca a ter sempre em casa uns tremocinhos, na hora de gula vivam os tremoços !

Esta salada não tem nada que saber, basta ter:
Alface
Morangos
Tremoços
Beterraba crua
Creme de vinagre balsâmico

Lavar todos os ingredientes e preparar o prato conforme gostarem. Quanto à beterraba, lavei, descasquei e ralei. No final reguei com creme de vinagre balsâmico, que é óptimo porque tem um toque agridoce que acentua o sabor dos alimentos.
Podem não acreditar, mas no final de comer esta salada estava mesmo cheia. Qual fome, qual quê, isto soube-me mesmo bem !
Beijinhos.

domingo, 13 de maio de 2012

Bolo de aniversário do Papá

Olá !
Espero que estejam a passar um bom fim-de-semana ! O nosso foi cá por casa, estou com umas dores de cabeça horríveis, sofro muito de enxaqueca... Horrível.
Tal como vos tinha dito ontem foi o aniversário do meu pai, 61 anos. Foi passado em família e eu claro fiz o seu bolinho. Adoro o meu papá !

Os bolos de aniversário de família são sempre de chocolate por causa do meu filhote que não gosta de bolos, só come se for de chocolate.
Para o meu papá fiz a receita do meu bolo (ver receita aqui ), apenas mudei a decoração e coloquei no fundo massa folhada, uma ideia que tive no momento, para que fosse um pouco diferente do meu.
Esta ideia da massa folhada ficou muito bem !
É apenas, depois de untada a forma, colocar massa folhada de compra (daquela que vem em rolo), recorta-la à medida da forma, e depois é só deitar a massa do bolo por cima e vai ao forno.
Depois de frio, barrei com natas em chantilly, e de lado com creme de chocolate (cobertura de chocolate ver aqui ) . Coloquei cerejas e raspas de chocolate.
Deixo as fotos para poderem vêr.
Beijinhos e uma boa semana.

Quando desenformei,
ora vejam a massa folhada.
Depois virei,
para a massa folhada ficar por baixo.
 
Estava delicioso !
A massa folhada ficou muito fininha,
deu-lhe um toque especial .

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Truques e dicas de Cozinha

Olá amigas !
Foi uma semana muito emotiva, e amanhã o meu papá faz anos ! Vou ter mais um bolinho de aniversário para fazer, e comer ! Ih! Ih! Ih!
...Nunca mais consigo começar a dieta... Mas na próxima semana vai ser a sério. Já fiz as compras da semana, vai haver muitas refeições de saladas e fruta.

Deixo algumas dicas que me parecem pequenos truques importantes na hora de cozinhar. Vou tentar todas as semanas partilhar convosco algumas dicas e truques que me lembre.

Pelar tomate em 5 segundos - Mergulhe o tomate em água a ferver durante 5 segundos, verá que consegue facilmente descascá-los.
Tomate - Se se notar muito o sabor a tomate numa refeição, ponha um pouco de açúcar e o sabor excessivo do tomate desaparecerá.

Arroz Solto - Para conseguir aquele "toque especial" no arroz e fazer com que ele não pareça papa, acrescente à água da cozedura, algumas gotas de sumo de limão quando colocar o arroz. Para todos os tipos e qualidades. Vai ver que vale a pena!
Arroz soltinho - Lave bem o arroz e deixe-o escorrer bem antes de levá-lo ao lume. Quanto mais sequinho estiver, melhor. Deite também algumas gotas de sumo de limão na água da cozedura. Assim o arroz ficará bem branquinho.

Carne cozinhada - Para verificar se a carne está cozinhada como pretende, basta carregar com uma colher. Se a carne não der de si, está cozinhada. Se tiver ainda muita elasticidade, o interior ainda não está cozinhado.

Está linda ! È do meu canteiro. A hortinha também está a crescer !
Escolhi para vos oferecer.
Um grande beijinho desta vossa amiga, um bom fim-de-semana !

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Queijo creme com abacaxi e limão

Chegou o Verão e nem me apercebi !... Que calor !
Este calor deu-me saudades do meu querido Alvor (Algarve), uma vila linda onde cada vez que lá vou encontro uma paz interior tão grande que não consigo descrever... parece que estou noutro planeta.  Portugal tem sitios lindos e maravilhosos. Fica a promessa de postar aqui mais imagens deste lugar encantador.
Hoje deixo uma sugestão de sobremesa que fazemos muitas vezes cá em casa em dias de muito calor como o de hoje. È uma ideia de sobremesa rápida e super fácil ! Ora vejam...

Para 2 pessoas:
- 250 grs de queijo creme fresco ( na embalagem diz "queijo fresco para barrar")
- Açúcar a gosto
- Abacaxi doce ( convém estar maduro, senão é muito acido)
- Raspa de 1 limão
- Raspas de chocolate (pode ser um qualquer que tenham em casa)

Juntar o açúcar ao queijo creme e mexer. Provar para apurar se está doce. Deitar as raspas do limão, o abacaxi e envolver tudo. Colocar as raspas de chocolate, voltar a mexer e já está. Servir bem fresquinho !

O contraste de sabores provocado pelo limão é divinal ! ... E tem uma apresentação óptima !

Bolo de aniversário da Moranguetes

Aqui estou para vos dar a receita do meu bolo de aniversário.
É uma receita simples que muitas de vocês já devem conhecer, é o chamado Bolo de chocolate com água quente. 
Ingredientes:
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó
Meia chávena de óleo
1 colher de sopa de fermento
4 ovos
1 chávena de água quente

Misturei primeiro todos os ingredientes secos, e depois juntei o óleo.
Entretanto bati os ovos noutra taça e adicionei à massa anterior. Acrescentei o fermento e por ultimo a água.
Mexi tudo, e foi ao forno pré-aquecido a 200º numa forma sem buraco no meio, e untada com margarina e farinha.
No fim de 15 m baixei a temperatura para 180º e deixei cozer lentamente. Quando fizerem o teste do palito, não deve sair totalmente seco. Este bolinho é bom se ficar húmido, por isso temos de ter atenção à cozedura para não cozer demais.
O meu ficou pronto no final de 35m, mas o tempo varia de forno para forno, é uma questão de irem controlando.
Deixei arrefecer bem, e só depois desenformei.
Cobertura de chocolate
Numa taça coloquei chocolate culinária aos pedaços, açúcar, manteiga e um bocadinho de leite, levei ao micro-ondas até derreter.
Esta cobertura usei para barrar de lado.

Cobertura Rosa
Queijo mascarpone com uma gota de corante vermelho, açúcar a gosto. Mexer tudo, e depois é só barrar o bolo.


Um óptimo bolo para todas as ocasiões !

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O meu dia de anos

... E já cá canta mais um aninho ! Já são 37...
Foi um dia normal,  passado na presença de quem mais gosto e por isso foi um dia muito feliz !
O meu filho achou que não era justo (adorei esta palavra, justo) ir trabalhar. Disse-me logo pela manhã que devia ter pedido ao meu chefe um dia de férias e na escola deveria ter falado com a directora e ter pedido também um dia de férias para ele ficar comigo... Este meu filho é um espectáculo, pensa em tudo...  Então foi assim, levantei-me, arranjei-me, curiosamente este ano não me apeteceu estrear nada, levei o meu filhote à escola,  fui trabalhar das 9 ás 18h30, à noite houve jantarinho cá em casa com os meus dois amores e com os meus pais, e muitas prendinhas ! Já tenho um dispara biscoitos !!!
O dia teve duas grandes surpresas...
A primeira, a do meu marido, ao publicar o que todas vocês viram no blog. Foi uma surpresa daquelas bem grandes, ainda para mais porque ele me telefonou do escritório para me dizer que o blog estava todo negro, não se conseguia ver nada. Imaginem, amiguinhas, como fiquei, ia morrendo ... Fui confirmar, entrei na Internet, e o que vi foi aquela bela surpresa ! Até chorei de alegria... Pois porque tudo me emociona, sou um coração mole .
A segunda surpresa do dia foi todas as vossas palavras de carinho e de desejos de muitos parabéns. Não imaginam como fiquei feliz, parece que vos conheço pessoalmente, todas têm um lugar muito especial no meu coração.
Tenho um grande respeito, carinho e amizade por todas vós e agradeço do fundo do coração o tempo que têm disponibilizado para me visitarem e todas as mensagens de apoio, carinho e de muita força para continuar com o blog .
Hoje graças à minha família, aos meus amigos e a vocês tive um dia muito feliz, há muito que não tinha um aniversário com tanta alegria. E acreditem que só de estar a escrever estas palavras, estou a chorar...
OBRIGADA.
Deixo a foto do meu bolinho de aniversário feito por mim. Gostava que tivesse ficado mais perfeitinho,  mas não foi fácil preparar tudo num dia de semana... Estava muito saboroso ! Ora vejam:

A minha mãe diz ter sido o melhor bolo de chocolate que já fiz. Isto vindo da mamã é um grande elogio!
Não cozeu demais, a consistência da massa ficou no ponto certo, e estava húmido, como se querem os bolinhos de chocolate.


terça-feira, 8 de maio de 2012

PARABÉNS MORANGUETES !!!!


Hoje é o teu dia, e esta é a surpresa do teu filho e marido para ti !!!
Esperamos que gostes tanto como nós gostamos das tuas comidinhas !!!
Beijinhos.... e um dia muito FELIZ !!!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O meu borrego guisado

Olá amiguinhas !
Fiquei muito contente por vêr através dos vossos blogs que passaram um dia da mãe muito feliz! Vi dedicatórias lindas e bolos deliciosos e bonitos feitos por vocês que é o principal ! Parabéns a todas !
Obrigada também pelas vossas mensagens, fiquei deliciada !
Hoje deixo a receita do nosso almoço de ontem, já fiz várias vezes porque cá em casa adoramos borrego. Principalmente o meu filho, que já andava a perguntar:"- Oh mãe, quando é que fazes  borrego ? "
Como fui tão mimada pelo meu pequenino, resolvi retribuir fazendo o prato preferido dele.
É uma carne que muitas pessoas não apreciam pelo seu sabor intenso, mas experimentem fazer com esta receita... O molho fica delicioso e a carne muito macia, usei um ingrediente especial, as ervas de provence, que são óptimas para guisados e grelhados. A mostarda foi também uma boa opção, foi uma ideia de momento quando estava a preparar este prato.

1 kg de borrego
1 cebola cortadas aos cubos grossos
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite
Sal
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de colorau
1 copo de vinho branco ( cerca de 250 ml)
1 copo mal cheio de água quente
1 colher de sobremesa de ervas de Provence
Coentros
1 laranja

Levar a cebola, os alhos e o louro a refogar. Depois deitar no tacho o borrego, mexer e deixar refogar a carne um pouco com o tacho tapado. Entretanto numa taça deitar as ervas, o colorau, a mostarda, mexer, depois deitar o vinho, e a água, mexer. Deitar esta mistura dentro do tacho por cima da carne e mexer, deitar o sal e o coentros, voltar a mexer tudo e deixar a cozer a carne. Leva cerca de 1h30 m, porque convém a carne cozer lentamente. Se virem que a mistura do vinho e da agua é muita não deitem tudo no tacho, reservem, e á medida que a carne vai cozendo pode vir a precisar de mais molho e neste caso aproveitam o que tinham reservado.
No final da carne estar cozida deitar o sumo de uma laranja, mexer e deixar por mais 5 m com o tacho tapado.
Acompanhar com arroz branco e uma boa salada. Também podem usar batatinhas noisettes.
Beijinhos e uma boa semana !

domingo, 6 de maio de 2012

Feliz dia da mãe !

Espero que estejam a passar um bom domingo... E para quem é mamã, FELIZ DIA DA MÃE !
O meu pequenote encheu-me de miminhos logo pela manhã, entre abraços e muitos beijinhos ofereceu-me um desenho, e um avental que eu amei !
Depois do pequeno almoço, que hoje foi preparado pelo meu filhote com a ajuda do pai, fomos para a cozinha preparar uma sobremesa para oferecer a minha mãe. Queria fazer uma coisa simples, porque tinha ao meu lado o meu filho e teria de ser facil porque ele queria muito participar.

Fui á despensa e descobri que tinha lá umas mini-tartes que comprei há tempos. Pensei logo na minha receita da tarte de morango adaptada a estas mini tartes ( Ver receita )

A decoração foi feita pelo pequenote !
A minha mãe adorou este miminho ainda para mais feito com a ajuda do neto, até disse que lhe dava pena comer... Que lindas !

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rojões com favas


Olá amiguinhas !
Cá por casa reina alegria e um pouco de ansiedade, pois amanhã vamos fazer mais umas plantações na nossa hortinha. O meu filhote só fala em sementes e sementinhas, e até diz que não gosta de tomate, mas quando nascerem os da horta vai provar. As crianças são mesmo engraçadas !


Como estamos só a pensar na nossa hortinha, e a pedido do meu filho aqui fica uma receita feita com as favas da colheita deste ano da nossa horta. O meu pequenino ajudou os avós a apanhar, mas comer só a mãe é que come favas cá em casa...
Eu costumo dizer, como brincadeira, que sou um tubarão, gosto e como de tudo. Tenho pena que o P. e o pequenote não sejam assim. Isto obriga-me a usar muito mais a imaginação na hora de preparar as refeições, caso contrário teria de andar a fazer 3 comidas diferentes todos os dias.

Neste dia, apetecia-me comer favas, tive de fazer desta forma.

Comprei carne para rojões e fiz assim:
Num tacho levar dentes de alho, louro e azeite deixar alourar o alho e colocar a carne. Deixar refogar. Juntar 1 colher de sobremesa de colorau, e 3 colheres de sopa de vinho branco, deixar a carne cozer. Ela vai libertando a sua própria água. Também não interessa que fique com muito molho.

Favas
Colocar num tacho alho e azeite, e rodelas de chouriço, deixar alourar, deitar favas e mexer. Deixar suar um pouco. De seguida deitar um pouco de calda de tomate, e vinho branco e deixar cozer as favas. Quando estiverem quase cozidas deitar umas rodelas de morcela, e coentros. Deixar mais uns minutos e estão prontas.

Acompanhar com arroz branco.

Dica: Quem não gostar de favas come a carne com o arroz e uma salada verde. Foi o que fiz para o meu marido e para o meu filho.
Beijinhos e bom fim-de-semana !

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sopa primavera

Temos sempre sopa cá em casa, fresca ou congelada, ajuda imenso num dia em que não há tempo para preparar uma refeição mais elaborada.
Esta foi a sopa que acompanhou um jantar mais ligeiro cá em casa. Neste dia fizemos uns cachorros e acompanhámos com esta sopinha deliciosa e nutritiva.

Ingredientes:
Alho françês (eu usei congelado, é optimo pq. já está cortado e lavado)
Azeite
1 lata pequena de cogumelos
200 g de juliana de couve lombarda e cenoura
Ervilhas congeladas
Meia lata pequena de milho
Um caldo Knorr de galinha
Agua
Sal
Massinhas

Levar o azeite ao lume, juntar o alho francês e os cogumelos. Deixar saltear durante 5 m. Depois juntar a Juliana, as ervilhas e o milho. Deixar suar durante 15 / 20 m, mexendo de vez em quando. Colocar o caldo Knorr e regar com a água quente. . Quando levantar fervura juntar as massinhas e deixar cozer cerca de mais 15m. Rectificar o sabor, se necessário juntem um pouco de sal.
Chamei-lhe sopa primavera porque já tenho saudades de dias bonitos ... Se bem que estes dias de chuva estão a ser optimos para a minha hortinha !

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Açorda de coentros com Ovas panadas

Olá amigas !
Este foi  um prato que fiz para o meu marido (ele adora ovas), como forma de agradecimento pelo apoio que me tem dado no meu blog. Foi ele que me ajudou a avançar com este projecto.
Esta tem sido uma boa experiência para todos cá em casa, até o meu filhote já gosta de ver receitas e adora vêr as comidinhas cá de casa no blog.

Açorda de coentros com alho:
Ingredientes para 2 pessoas:
3 bolinhas de mistura ou pão alentejano
4 dentes de alho
1/2 molho de coentros
sal q.b.
azeite q.b.
água quente
1 ovo
Preparação:
Partir o pão em fatias finas. Reserve.
Num almofariz colocar os dentes de alhos previamente descascados, o sal e esmague bem.
Levar um tacho ao lume com azeite e colocar a mistura do alho, deixar fritar um pouco e juntar as fatias de pão. Envolver com a mistura de azeite e alho, acrescentar metade dos coentros e ir acrescentando a água quente de modo a amolecer o pão. Acrescentar água e mexer com a colher de pau de modo a ir formando uma papa, que não deverá ficar nem muito sólida, nem muito líquida.
Assim que a açorda estiver no ponto rectificar os temperos, e acrescentar o ovo batido sem parar de mexer a açorda.
Polvilhar com os restantes coentros.

Ovas de bacalhau panadas :
Ovas frescas ou congeladas
Sal e pimenta
½ limão
1 colher de sopa de margarina
Oleo para fritar
Para o panado:
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
Pão ralado
Farinha
Levam-se as ovas a cozer em água temperada com sal, pimenta, o sumo de limão e a margarina. Ferve 2 m. Escorre-se as ovas e deixa-se arrefecer. Partir as ovas em pedaços.
Passa-se, as ovas por farinha e depois por ovo batido com o leite. Por fim passa-se por pão ralado.
Frita-se em óleo bem quente. Escorrem-se depois em papel absorvente.

As ovas estavam deliciosas !
Espero que gostem de mais esta ideia cá de casa ! Um beijinho muito especial.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dicas para bem servir

A maneira como apresentamos a comida á mesa faz toda a diferença. O prato mais simples poderá tornar-se algo especial se tivermos imaginação na hora de o servir.

Uns simples frangos comprados na churrasqueira poderão ser servidos em travessas e colocar umas folhas de alface á volta, uns pickles ou umas rodelas de limão e ficarão com um aspecto de refeição feita em casa.

No dia-a-dia basta tirar a comida de dentro do tacho e polvilhar com umas ervas e ficará diferente.

Quando fizerem salada de fruta em vez de misturarem tudo numa taça, experimentem servir em taças individuais, colocando a fruta por camadas.



Podem também utilizar dois tipos de frutas mas apresenta-la de uma maneira especial. Dou um exemplo com morangos e Kiwis .






Um simples bolo de chocolate dará uma bela sobremesa se servido em fatias individuais e colocarem ao lado morangos ou uma bola de gelado.

Usem e abusem da vossa imaginação na hora de servir !



Beijinhos e obrigada por todos os comentários e mensagens de carinho, simpatia e amizade.