terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como manter tudo limpo e organizado !

Na minha opinião não conseguimos gerir o tempo mas sim todas as tarefas dentro do tempo.
O mais importante é planear, desde as ementas semanais, ás compras, às tarefas domésticas, aos afazeres escolares das crianças, tudo tem de ser pensado gastando pelo menos 1 hora semanal para planear tudo...


Estamos praticamente no inicio da semana por isso veja as dicas e comece já hoje a fazer o seu planeamento!


 1. Pense antes de agir
É preciso planear o que fazer e de que maneira executar. Estabeleça os melhores dias para que a tarefa seja solucionada sem atropelos e com eficiência.
2. Faça uma lista
No domingo, organize as atividades da semana. Além de economizar tempo, conseguirá direcionar melhor o seu trabalho.
3. Tenha um calendário por perto
Pendure uma folhinha com todas as suas tarefas. Separe os dias em que deverá lavar e passar roupa, por exemplo. Poupará tempo e dinheiro.
4. Prepare algumas refeições...
Ao domingo prepare algumas refeições (que pode congelar) que ficam prontas a aquecer e a servir. Desta forma poderá utilizar estas refeições nos dias que tiver alguma tarefa doméstica mais complicada para fazer.
5. Um dia uma divisão limpa !
Todos os dias limpe uma divisão, vai ver que assim custa menos do que limpar toda a casa de uma só vez.
6. Defina prioridades
Os serviços que considera mais importantes devem ser feitos primeiro. E deixe os mais leves para depois. Além de lhe dar força para continuar, isso ajuda a aliviar o stresse acumulado no final do dia. Lembre-se: escolhas inteligentes ajudam a otimizar seu tempo
7. Livre-se das bugigangas
Nada de guardar em casa coisas sem valor.
Imagine tirar pó das 50 latinhas de refrigerante que seu filho insiste em colecionar? Com certeza, isso renderá mais meia hora limpando a casa.
8. Divirta-se na hora do trabalho
Transforme em lazer o momento de pôr ordem na casa. Convide os filhos ou o marido para ajudar. Agiliza o trabalho e torna-se um momento de descontração.
9. À noite deixe sempre tudo arrumado
Seja a ultima a deitar-se e deixe sempre tudo arrumado... A cozinha arrumada e limpa, a sala com tudo no lugar, é menos uma preocupação para quando acordar.
10. À noite deixe ...
Antes de se deitar deixe os almoços e lanches prontos, e deixe no frigorifico a descongelar o que vai fazer para o jantar do dia seguinte.

Desta forma conseguirá chegar ao fim-de-semana com muita coisa já feita e assim poderá desfrutar da familia e descansar.

Beijinhos e partilhe através dos comentários como faz a sua organização.

18 comentários:

  1. Amiga Anabela, adorei as sugestões, ideias que fazem com o nosso dia a dia seja mais simplificado e ganha-se tempo para estarmos em família e para podermos descansar. beijocas

    ResponderEliminar
  2. Como vai, Anabela? Adorei as dicas! Lembro-me de que quando casei-me, há 22 anos, meu marido levou suas coleções de latinhas de cerveja e carrinhos em miniatura... era horrível ter que limpa´las. Um dia, eu disse: "Olha, sei que você adora suas coleções, mas a partir de hoje, você vai passar a limpá-las uma vez por semana." Bem... após um mês deste 'exercício,' ele mesmo livrou-se delas...

    ResponderEliminar
  3. Ahahahahah...adorei:) "Donas de casa desesperadas"...Estavas a pensar em mim?!

    Não tanto assim, há coisas aqui da tua lista que eu já faço, até fiquei mais animada, tenho-me sempre em muito má conta...

    Jinho Amiga continua o bom, magnifico trabalho que tens feito!

    ResponderEliminar
  4. Querida Anabela,
    Mais uma rubrica surpreendentemente interessante e que nos facilita muito a vida do dia a dia. És fantástica mesmo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas. Nada como a organização para as coisas correrem melhor.
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá Anabela!

    Cá em casa usamos algumas dessas dicas. fazemos uma ementa semananl e uma lista de actividades semanais (aliás, sou super dependente da minha agenda), temos sempre tudo bem programado, tentamos manter sempre tudo organizado, não temos bugigangas e temos algumas refeições já prontas no congelador. Acaba por poupar sempre algum tempo :)

    Beijinhos e um bom resto de dia! :D

    Não te esqueças de participar no meu passatempo:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
  7. Olha amiga, eu bem tento, mas organização não é nada o meu forte, baralho-me toda, esqueço-me das coisas, eu sei lá, bem vou tentando melhorar todos os dias.
    Adorei as tuas dicas e vou leva-las em conta, talvez desta vez resulte.
    Beijoca

    ResponderEliminar
  8. eu precisava mesmo me organizar e limpar a casa durante a semana para poder desfrutar o findi com a família, mas é tão complicado a gente manter uma rotina já que trabalha fora neh, mas estou tentando me adaptar.

    Valeu pelas dicas ;)

    ResponderEliminar
  9. Minha querida, sabes eu às vezes revejo-me em ti! Sou super organizada e metódica com as coisas da casa e do meu trabalho! Nada pode falhar. Gostei especialmente da parte das bujigangas, cá em casa não há espaço para nada disso, gosto de ter tudo muito amplo e simples de limpar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Realmente, listas são fundamentais. Há dias tão cheios que o melhor mesmo é se usar delas para se organizar. Beijinho, Paula

    ResponderEliminar
  11. Oi Anabela,
    É mesmo imprescindível organizar, priorizar, senão doutra forma despendemos muito mais tempo e cansamo-nos muito mais.
    Gostei muito das dicas e sempre bom relembrar para eliminar erros de simpatia.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  12. Olá Anabela,
    Bem que tento ser mais organizada. Isto da lista ainda está em planeamento... Já tenho coisas agendadas para certos dias, como passar a ferro, arrumar a roupa, mas estou a ganhar forças para me organizar, porque acho que arrumar uma casa por dia é realmente um óptima ideia, só falta por em pratica.
    Continua a partilhar as tuas dicas, estou a gostar muito.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. Olá Anabela :)

    Obrigada pelas idéias sempre tão úteis e funcionais, algumas das tuas sugestões já as sigo, sou também muito organizada embora de vez em quando me canse e relaxe um pouco...

    Mas rapidamente volto à rotina !

    O meu problema é mesmo as bugigangas... adorava fazer uma feira de garagem, estou farta das tralhas ! :(

    Beijinhos amiga !

    Isabel

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito das tuas sugestões, mas por norma já sou uma pessoa organizada :)
    O pior é mesmo as bugigangas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. olá anabela:)
    nos tempos que correm tempos de poupar muito, mas a conta do supermercado so aumenta . que dicas pode dar??? é melhor compras mensais ou semanais? como elaborar ementas saudaveis e economicas... somos 2pessoas mas faço jantar e almoço para levar na marmita, mas 2 piscos a comsumir marcas brancas gastamos muito na mesma... bjs

    ResponderEliminar
  16. Adorei a lista.. tão básico que, no final, se torna inacreditável como é que "não pensei nisto antes"!! :) Sou péssima a organizar o meu tempo... algumas coisas já faço, nomeadamente planear a tarefa (sou uma pessoa muito metódica e organizada no que se refere a desempenhar tarefas...) e à noite fica tudo arrumadinho para não ter que me preocupar no dia seguinte... Mas tenho de tentar por os restantes pontos em prática e aprender a organizar melhor o meu tempo... Obrigada pela a ajuda a esta "praticamente recém dona de casa desesperada"... Vou ficar agarrada a este espacinho como bengala ao meu dia-a-dia!!

    Beijitos :):):):)

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos