terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dicas para uma alimentação saudavél e económica

Olá !

Depois de todos os excessos da época festiva do Natal,  Ano Novo e dia de Reis, tenho como objectivo durante os próximos dias manter uma alimentação um pouco mais saudável . 
Não vai ser propriamente uma dieta, mas terei alguns cuidados, tais como beber 2 litros de água por dia, comer mais legumes e claro nada de doces !

Clic para ver a receita

Deixo algumas dicas para uma alimentação saudável e claro económica, simultâneamente!

1 – Antes de ir às compras  planeie a sua ementa semanal e só depois faça a sua lista de compras

2 - Prefira os legumes e a fruta da época. Para além de serem mais económicos são os mais saudáveis porque têm naturalmente os seus benefícios em pleno para nos oferecer. Opte pelos produtos não processados (habitualmente os hortícolas não embalados são mais económicos, por exemplo) e de menor calibre (maçãs e pêras mais pequenas, por exemplo).

3 - Escolha a carne e o peixe mais económicos, como aves, porco, carapau, pargo. O peixe congelado é também é uma boa solução. Evite comprar refeições pré-cozinhadas e alimentos processados, pois ao adquirir produtos com menor processamento, além de poupar, controla melhor os seus temperos e, sobretudo, a adição de sal e açúcar.

4 - Uma estratégia para a diminuição do consumo de carne e peixe é a confecção de pratos como as massadas, ou empadões, pudins, crepes, que poderão ser confecionados com as sobras das refeições, minimizando desperdícios.

5 - Alterne o consumo de carne ou peixe com o consumo de ovos.

6 - Desfrute do baixo custo económico e dos vários benefícios nutricionais das leguminosas secas. O feijão, grão e lentilhas secas e as ervilhas congeladas são exemplos de escolhas mais económicas e poderão ser uma alternativa ou um complemento à carne e ao peixe.

7 - Inicie as refeições principais com uma sopa. Além de ser económica, é saciante e detém várias vitaminas, sais minerais e fibra alimentar.

8 - Consuma pelo menos cinco refeições diárias ajustando-as aos seus horários, por exemplo:  7h00 pequeno-almoço, 10h00 meio da manhã, 13h00 almoço, 17h00 lanche e 20h30 jantar.

9 - Tome o seu pequeno-almoço em casa. Além de conseguir controlar melhor o que consome, evita a tentação de ingerir mais um bolo e ajuda nas suas poupanças. Não desperdice o pão da véspera, aproveite-o para fazer torradas para o seu pequeno-almoço.

10 – Leve para o trabalho almoço preparado de véspera ou se possível almoce em casa. Além de poupar, consegue manter hábitos alimentares adequados e claro, soma mais saúde ! Se comer fora de casa prefira uma sopa e uma peça de fruta ou uma salada e uma sopa.

11 – Para realizar os seus lanches do meio da manhã e da tarde fora de casa,  em vez de recorrer ao café ou à pastelaria, leve consigo uma peça de fruta, um pacote de leite ou um iogurte, umas bolachas ou tostas. Podem ainda ao domingo preparar pequenos bolinhos, doces ou salgados, com farinha integral e guardar numa caixa no frigorífico e assim terá para levar durante a semana. 

Beijinhos !
 

23 comentários:

  1. Otimas dicas!
    Vou iniciar amanhã tb.
    jinho

    ResponderEliminar
  2. Anabela,
    sempre levo meu almoço para o trabalho, e é certamente uma economia importante no final do mês, além de ter uma comida sempre saudável.
    Boas dicas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Muito boas estas dicas, aqui em casa esforço-me sempre para desperdiçar o mínimo possível, tento aproveitar e recriar tudo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga, sempre com óptimas dicas;)
    Um grande beijinho, boa semana.

    ResponderEliminar
  5. como sempre super as dicas e com os tempos de hoje nao podemos deitar nada fora e temos mesmo que fazer mta atençao adorei a tua salada mt bonita bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  6. Sigo todas as dicas sem excepção ;) Nos próximos dias também vamos andar mais saudáveis cá por casa, depois do Natal e dos meus anos já andamos a implorar que parem os doces :P

    Beijinhos e um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  7. :) Cumpro com todas as dicas, menos com a de conseguir beber 2 litros de água... Tenho de me educar nesse sentido!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Anabela,
    Ótimas dicas, seguimos todas, são essenciais, parabéns pelo ótimo post.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Bom dia minha querida Anabela,
    Boas ideias de poupança, é mesmo o que se precisa para conseguirmos viver o dia a dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Tudo dicas boas e se seguirmos algumas ou todas só é bom para nós...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Acho que nos dias de hoje toda a gente segue (ou é obrigada) a seguir essas "regras", eu cá sempre as utilizei! :)*

    ResponderEliminar
  12. Olá minha Flor!
    Obrigada pelas dicas isto para lhe dizer que já vim aqui roubar uma e gostei muito. Um beijo da Tia.Se e quando poder faça uma visita no meu humilde cantinho.

    ResponderEliminar
  13. Meu pecado, é o sorvete... não consigo deixar de tomar muito sorvete nesse calorão daqui!

    ResponderEliminar
  14. Olá Anabela :))

    Como sempre apresentas-nos excelents dicas e boas maneiras de poupar e aproveitar !

    Só nos doces é que nada poderei prometer, não passo sem o meu chocolate e isso contribui e muito para a minha felicidade ! :))

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por partilhares as tuas dicas por aqui.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. São dicas excelentes, obrigada por parrilhares!
    beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá minha querida!! São excelentes dicas :) bem preciso de eliminar o que engordei nas férias! Correu tudo bem felizmente :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga,
    o meu filhote tá melhor, ainda lhe custa um bocadinho de manha por causa de um dos joelhos. Mas devagar vai ficar bem, Deus é pai.
    Obrigada por perguntares.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Olá, Anabela! Que belas dicas para começar bem o ano! Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos