quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sopa de legumes

Olá !

Continuando a semana de refeições económicas e saudáveis, hoje trago a sugestão de uma sopa de legumes muito simples e fácil de fazer, até porque, normalmente tenho sempre no congelador vários legumes já lavados e cortados para poder preparar uma sopa rapidamente durante a semana.

A sopa cá em casa nunca falta, até porque muitas vezes é o meu almoço.
Eu gosto dela de qualquer maneira, mas a minha preferida é a sopa portuguesa de feijão da minha mãe !
O meu marido gosta dela meia passada, nem tudo inteiro nem tudo passado. O mais pequeno gosta dela toda passada.


A receita de hoje é simples mas posso garantir que fica um creme delicioso ! Pode ser utilizado quaisquer legumes que fica sempre muito saborosa.


Para um tacho de 3 litros:
1,7 l de água
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
4 cenouras
1 courgette média
2 batatas médias
1 alho francês
1 couve portuguesa (pode ser outro legume verde)
Azeite e sal q.b

Faça um refogado com as cebolas e os alhos (deixar refogar só um pouco). Depois junte todos os outros legumes aos cubos tape o tacho e deixe por 5 minutos.  Deite o sal e a água a ferver.
Deixe cozer durante 25/30 m para que fique tudo muito bem cozido. Triture com a varinha mágica e sirva !

Dica:Se antes de triturar tiver duvidas se o tacho está com muita água, retire água para uma tigela e reserve. Triture e depois se necessário junte a água aos poucos até o creme ter a consistência que pretende.

Beijinhos !

22 comentários:

  1. Olá Anabela,
    Não sou muito pessoa de sopas, mas um bom creme não me importo nada de comer! Este ficou mesmo ao meu gosto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro sopas de qualquer forma, e também faço com muita frequência.
    Que belo creme nos apresentas hoje, uma delicia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não sou grande apreciadora de sopas ,os cremes gosto sabem nestes dias frios.
    O teu tem muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Anabela,
    Embora que com muito calor também gostamos de sopa, sendo uma das prediletas sopa creme de legumes, ficou muito apetitosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Míúda, eu como sopa todos os dias e acho que não faz mal algum...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Adoro creme de legumes, ficamos logo com o estômago aconchegado de coisas boas ;)

    Beijinhos e um bom dia :D

    ResponderEliminar
  7. Na minha casa faço mais cremes, são mais rápidos de preparar. Mas tal como o teu marido também aprecio uma sopa meio passada e mais portuguesa.

    É sempre uma boa refeição para ter-mos em casa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. olá amiga!!
    adoro sopinhas e esta tá com um aspecto divinal!!!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Nunca fiz uma sopa que iniciasse com um refogado, vou levar a tua receita e experimentar, tem um excelente aspecto.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Uma sopinha muito bem elaborada gosto imenso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Uma sopa bem cremosa sabe sempre tão bem!

    ResponderEliminar
  12. Não faço sopa com refogado, mas deve ficar com um sabor saboroso!
    Está lindo este creme, eu gosto muito para aconchegar o estomâgo!*

    ResponderEliminar
  13. Adoro sopas e cremes se bem que não faço muitas vezes! O teu tem uma cor e aspecto óptimos!

    beijinhos e já registei a tua participação amiga :) obrigada!

    ResponderEliminar
  14. adoro sopas seija elas como for a tua esta 5* com esse bocado de pao em cima adorei bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  15. Como eu gosto de receitas fáceis...e adoro sopa no Inverno.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Reconheço que devia de comer mais sopa e cá por casa gostam mais de sopa de feijão, tipo a colher ficar em pé cheia de entulho.....mas vou tentar a tua, bem mais ligeira.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  17. Ola Ana eu amooo sopa, tb gosto de sopa de feijao n sei se vc usa os mesmo ing mas eh bom demais,,l

    Delicia!!!!

    Bjs rose jp

    ResponderEliminar
  18. Que bela sopa!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Cá em casa há sempre sopinha:) eu passei o dia a olhar para esta foto e a ensalivar, quando cheguei à noite vinguei-me o meu jantar foi uma sopinha quentinha:)
    Mmmmm:)

    Bom fim de semana amiga ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos