terça-feira, 2 de outubro de 2012

Tagliatelle com miolo de camarão e uma dica de poupança

Olá !
Cada vez mais é difícil ver e ouvir as noticias...Crise, crise e mais crise...Ontem, durante o jornal da noite até chorei ao ouvir o testemunho de pessoas que estão desempregadas... Tenho essa realidade na minha família, o meu pai com 60 anos ficou desempregado e o meu irmão que continua a não conseguir nenhum emprego e que neste momento tem a casa á venda... 
São muitas as pessoas que se encontram apreensivas com a actual situação do País e com o perspectivar de dias mais difíceis. O aumento dos produtos alimentares é uma das maiores preocupações de quem se vê sem emprego ou com baixos rendimentos e com encargos mensais. Mas, ainda assim, há maneiras de contornar a situação, sem passar mal, capazes de garantir uma dieta alimentar equilibrada e mais acessível à carteira.

As receitas que tenho deixado aqui são sempre bastante económicas, procuro desta forma poder ajudar de alguma forma com as minhas sugestões faceis e "baratas".  A minha mãe sempre me ensinou a poupar e a fazer de pouco muito.

Ontem, por exemplo, não sabia o que fazer para o jantar, com a presa da manhã esqueci-me de deixar a descongelar alguma coisa...mas nem sempre tem de ser peixe ou carne... Nestas alturas a nossa despensa, o frigorífico e a nossa imaginação são as nossas principais ajudas.

Resolvi fazer uma massa, ficou uma refeição saudável (usei espinafres e tomate) e económica, e foi  fácil e rápida de fazer.

Os ingredientes que usei:
Tagliatelle verde (com espinafres) marca branca
Folhas de espinafres frescas
Miolo de camarão (opcional)
Delicias do mar
Ovo cozido
Tomates fresco
Molho Pesto (opcional)
Sal
Alho e azeite
Coentros

Preparação:
Coza a massa em água com um fio de azeite e sal. Depois de cozida, passe por água fria e reserve.
No wok, ou numa frigideira coloque azeite, o alho e o molho Pesto, depois de quente coloque o miolo de camarão, e deixe cozer. Coloque as folhas de espinafres e deixe cerca de 5 minutos.
De seguida junte os coentros e o sal. Verifique o sabor para rectificar os temperos.
Coloque a massa envolva tudo. Junte as delícias do mar e o tomate partido aos quartos, e volte a envolver. No final coloque o ovo cozido.


A dica da Anabela: Na próxima semana não vá ás compras use primeiro tudo o que tem no frigorífico e na despensa. Utilize todas as sobras.  Faça um esforço e adapte as suas receitas ao que tem para consumir em casa. Desta forma poderá poupar a sua ida semanal ao super mercado onde se trás sempre mais alguma coisa além do que necessitamos.

Um beijinho.

31 comentários:

  1. Olá Moranguetes,

    Uma excelente sugestão. Tem proteinas, fibras, vitaminas, ... tudo o que é necessário para uma alimentação equilibrada. E o aspeto é delicioso!
    Nós, os portugueses, estamos mal habituados e a prova de que não precisamos comer carne ou peixe a todas as refeições está na dieta mediterrânica. Os italianos de classe média só comem carne ou peixe uma vez por mês, porque são produtos demasiado caros e têm das melhores receitas que eu conheço; práticas, simples e saborosas.

    Uma semana maravilhosa e cheia de inspiração.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  2. Eu faço imensas refeições sem usar peixe ou carne. As massas são sempre uma excelente opção porque nos permite variar imenso! Esta tem um excelente aspecto! Boa semana, e um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Anabela,
    Ótima postagem e deliciosa receita, nutritiva, muito saborosa e ainda possível ser adaptada.
    Votos que venham dias melhores, boa sorte...
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia! Só agora reparei na tua cozinha! UAU, parece que estás num programa televisivo! :)
    É verdade, estamos a passar uma fase péssima. É raro não termos um familiar ou um conhecido desempregado. É raro não sofrermos na pele os efeitos da crise...
    Gostei da tua receita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Apoiadíssimo.
    Uma excelente refeição económica e uma dica muito útil.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não está bom para ninguem e por isso temos usar todas as armas para poupar. Sempre aproveitei todas as sobras e a minha mae dizia que a necessidade aguça a criatividade. Gostei muito da tua refeição. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Pois é, isto não está fácil para ninguém, ate que vivia bem agora está em dificuldades, eu não estranho muito porque tenho vivido quase sempre assim a poupar muito, as dicas de cozinha económica são sempre bem vindas, quanto a gastar tudo o que temos em casa para mim não dá porque compro sempre o mínimo uma vez que o faço à medida que tenho dinheiro e olha que por vezes não é nada fácil.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Amo massa...Amo todos os ingredientes que aqui postou... São maravilhosos...E só por este post vou fazer massinha ao almoço :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Isto anda-se mesmo a complicar para muita gente...eu trabalho directamente com o público e numa área "obrigatória" que é a saúde e já se nota uma queda muito grande...quando se chega ao ponto que as pessoas não têm dinheiro nem para a saúde nem para a alimentação é realmente muito grave... :( Só espero é com esta queda consiga manter o meu trabalho...que isto depois é um rolo...
    Gostei muito da tua sugestão de hoje...beijocas

    ResponderEliminar
  10. bela dica e bela receita...
    Já costumo fazer um pouco isso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E NÃO PRECISAMOS DE MUITO PARA TER UMA EXCELENTE REFEIÇÃO.
    A TUA SUGESTÃO ESTA UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Olá Anabela,
    Também me comovo muito com os testemunhos de pessoas que estão desempregadas, pois o meu marido já é a 2ªvez que está a passar por isso.
    Agradeço a partilha de dicas de poupança e refeições maravilhosas como esta que está com muito bom aspecto.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  13. É uma dica excelente, basta um pouco de dedicação e imaginação para elaborar um prato com o que há em casa sem ter de ser sempre peixe ou carne. eu sou da tua opiniao, com o pouco se faz muito.
    Beijo
    Entreconversasepanelas.blogspot.com - Alcina

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito da tua receitinha amiga, é assim mesmo temos de conseguir racionar tudo o que temos, pois, bem pensado, tudo dá para fazer uma refeição, basta ter imaginação! Nós cá em casa tínhamos muito o hábito de ir ás compras sempre que era preciso qualquer coisa, íamos imensas vezes ao supermercado durante o mês e depois comprávamos o que era preciso e o que não era. Há uns tempos para cá começámos a experimentar fazer as nossas compras apenas uma vez por mês, para o mês todo (claro que há sempre alguma coisa que temos de ir buscar ao longo do mês porque há coisas que não se podem comprar para o mês inteiro, tipo fiambres, verduras e coisas assim...) Ao fazermos as contas vimos que estamos a poupar bem mais assim, pois já não há aquelas compras desnecessárias que haviam, uma vez que vamos muito menos vezes ao supermercado e quando vamos só trazemos mesmo o que é necessário. Não quer dizer que de vez em quando não se possa cometer uma loucurazita, também temos direito a isso, mas é preciso sabermos controlar-nos! ;)
    Eu ainda acredito que melhores dias virão, é preciso é termos paciência...
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. Oi Anabela, sua massa ficou divina.Realmente crises são coisas muito dificeis.Ja passei um periodo longo com desemprego de meu marido, com filhos pequenos, sem muita ajuda de amigos ou parentes.Muitas vezes nos vimos abandonados, e esse sentimento é pior que a própria necessidade.Peço à Deus que abençoe esse país tão lindo e acolhedor, para que essa crise passe e venham dias mais floridos nos corações de todos vocês.É preciso ter fé e orar com muito amor para que chegue até Deus suas necessidades.Beijos amiga e que tudo seja bem melhor amanhã.

    ResponderEliminar
  16. Anabela, tens aqui uma sugestão divinal e deliciosa certamente,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Amiga, a massa está realmente deliciosa, espero que essa crise que tem por ai passe e que todos possam a viver melhor.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  18. Amiga,

    Na minha casa, já há muito que cozinho receitas alternativas ao peixe e à carne, não só por questãoes de poupança, mas para "desenjoar" como eu costumo dizer e por ser mais saudávél. Pratos de massa, com ingredientes como os espinafres, a rúcula, a cenoura, a courgete, o tomate seco, entre outros, são muito apreciados por aqui... e, quem fala em pratos de massa, fala em tartes, saladas... tanta coisa, que se pode fazer como alternativa e que rende imenso!!
    A tua massa ficou com ótimo aspeto.
    Gostei da tua dica... sim, porque sempre que vamos ao supermercado, trazemos o que queremos e o que não queremos!! eheheheh
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Adoro as massas feitas com os restos que andam no frigorífico, ficam sempre uma maravilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Eu fiquei duas semanas usando as sobras de casa, e eu não passei apertado não!

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Fantástica esta receita...adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Parece mesmo deliciosa esta tua sugestão!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Gostei bastante desta receita. Bem simples e bastante gostosa.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  24. Aprecio muito quem se preocupa. Há muitas coisas que podemos fazer para "cortar" no orçamento, sendo uma delas a utilização de produtos de marca branca. Cá por casa usamos muito e digo por experiência que a grande maioria deles não tem qualidade inferior e nem se nota que não se usa uma marca mais cara! Temos que aprender a jogar com este tipo de coisas :D

    beijinho

    ResponderEliminar
  25. Querida Anabela,

    Concordo inteiramente contigo e... sabes ? Se há coisa que me deixa profundamente angustiada é ouvir a notícia de quando fecha uma fábrica e se atiram 100/200/300 pessoas para o desemprego....
    Eu só penso: "Mas essas pessoas vão ter de continuar a viver e a comer e a dar de comer aos seus filhos... como farão ?"

    Acredita: fico doente ! Verde, amarela, às pintinhas...
    E não, não á pra rir, é mesmo para chorar como fizeste porque um destes dias, amiga, vamos ter essas pessoas a roubarem-nos a carteira porque têm de comprar leite para dar aos filhos...

    Bom... antes que eu desate para aqui a lagrimar também, vamos á publicação de hoje, embora o assunto anterior seja de grande importância e grave ! :-(

    A tua massa ficou espectacular, amiga, também gosto muito de variar e fazer de vez em quando refeições menos pesadas e mais saudáveis...
    Adorei a sugestão, os ingredientes que utilizaste, como sempre prendas-nos com a tua infindável criatividade que nos traz sempre deliciosas sugestões.

    Obrigada, amiga ! :-)

    Beijinho muito grande

    Isabel

    ResponderEliminar
  26. Que receitinha espectacular! Obrigada pela mensagem no meu blog. As minhas desculpas por não publicar com frequência, mas o meu tempo não permite de outra forma e há outras prioridades... (E agora comecei no ginásio...)
    Concordo com o que dizes, é realmente doloroso pensar em como as famílias em dificuldade conseguem sobreviver. Mas vou dizer-te uma coisa. Sou gerente de um Pingo Doce e quando há um lugar para preencher é muito dificil encontrar alguém. Parece mentira não é?! Faltam às entrevistas, não querem trabalhar ao fim de semana, nem ao fim do dia, não são competentes ou então só querem emprego na área para o qual estudaram, enfim! Aparece de tudo! Mas na dificuldade há que fazer sacrifícios, acho eu...
    Beijinhos e obrigada pela sugestão. Ainda estou a pensar no empadão de pão... :)

    ResponderEliminar
  27. Que bela massa! Cheia de bons ingredientes e sabores variados!
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Uma sugestão magnífica!!
    Obrigada pela tua preciosa dica!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  29. Bela sugestão...de refeição e de poupança :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos