sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pão recheado cá de casa

Mais um fim-de-semana á porta, e como parece que o sábado vai ser chuvoso, temos de aproveitar para mimar a nossa família com comidinhas boas e bolinhos deliciosos.

Também podemos convidar amigos e fazer um lanche ajantarado. Esta sugestão que deixo hoje é perfeita, juntando uns bolinhos de chouriço (receita já publicada) e um belo caldo verde ou outra sopa, dá uma excelente refeição, e fazem um brilharete juntos dos vossos convidados.

Este pão maravilhoso, também pode servir como entrada para uma refeição principal ou para uma festa de anos. Os mais pequenos adoram, dizem eles que tem sabor a pizza.

-  1 pão saloio redondo ou alentejano (eu utilizei alentejano porque acho graça ao alto que este pão tem, e que irá servir de tampa)
- 4 linguiças ( tipo chouriço corrente)
- 2 tipos de queijo ralado (eu utilizei mozarella, e emental)
- 1 frasco pequeno de maionese
- Orégãos a gosto
- Alho em pó a gosto

Começem por abrir uma tampa no pão, de forma a conseguirem tirar todo o miolo, para poderem rechear. Picar as linguiças. Misturar todos os ingredientes e colocar dentro do pão. Usem a tampa que abriram para tapar o pão. Embrulha-se o pão numa folha de prata coloca-se num pirex ou tabuleiro que depois possa ir á mesa e vai ao forno pré-aquecido durante 20 m.
No fim deste tempo retira-se a prata e volta-se a colocar o pão no forno . Passado +/- 15 m verificar tirando a tampinha do pão, e utilizando uma colher,  se o queijo já está derretido. Se estiver, é só começar a comer com tostinhas ou utilizando o miolo do pão que foi retirado.
 (A foto foi tirada antes de ir ao forno)
È de comer e chorar por mais ! Uma delicia !

Um grande beijinho e bom fim-de-semana.

6 comentários:

  1. É uma entrada que faz sucesso sempre aqui por casa!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz, já me foi muito recomendado... que belo aspeto tem! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que delícia ,adorei o seu blog beijos

    ResponderEliminar
  4. ADORO FAZER PÃO MAS ASSIM RECHEADO NUNCA FIZ.
    ESTE FICOU FANTÁSTICO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Há coisa inexplicáveis, hoje vim aqui ter através de uns filetes com broa que vi noutro blog e tinha link para aqui e qual não é o meu espanto que já que entrei fiquei e procurei algo nas entradas e encontrei este pão que penso nunca ter visto antes, mas eu fiz um muito parecido e não é que o meti no forno num prato igual ao seu :-))

    ResponderEliminar
  6. Quando retira o miolo volta a usar o miolo n recheio?

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos