segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bolinhos de Chouriço

Tal como prometi aqui está a receita dos Bolinhos de Chouriço,que serviu para o lanche de cá de casa de ontem. Foram inventados no momento... ainda bem que me lembrei de ir buscar o bloco e uma caneta para ir anotando... Mas eu sou assim, nunca consigo fazer da mesma maneira o mesmo prato ou sobremessa porque me  lembro sempre de "inventar" qualquer coisa.

Ingredientes ( para 12 bolinhos em formas pequenas )
- 2 ovos inteiros
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de sobremessa de farinha maizena
- 250 grs de farinha
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de salsa em pó
- 200 ml de leite morno ( 1 chavena pequena)
- 1 colher de café de fermento
- 1 chouriço  (ou fiambre, ou bacon ou frango )

Bater os ovos, juntar o óleo, a farinha maizena e a farinha normal, a pitada de sal, o alho em pó e a salsa. Mexer tudo e ir juntando o leite aos poucos até que a massa fique, nem grossa, nem liquida.

Colocar no fundo de cada forminha 3 pedacinhos de chouriço, depois um bocadinho de massa, mais uns pedacinhos de chouriço e terminar com massa, isto vai fazer com que o bolinho fique bem recheado. Levar ao forno cerca de 25m. Verificar se estão cozidos e depois é só comer !
(Não devem incher as forminhas pq. eles crescem um pouco).

Se quizerem podem fazer o dobro da massa, desta forma podem fazer num tabuleiro rectangular, para comer cortado ás fatias.

Em vez do chouriço, podem utilizar fiambre, bacon, restos de frango, ou uma mistura de várias carnes.

São optimos para mandar como lanche para a escola dos mais pequenos (o meu pequenote adorou), para servir de alternativa a um jantar acompanhado com uma sopa e fruta. No tempo da praia são optimos para levar e comer junto ao mar !

Espero que gostem de mais esta sugestão de cá de casa !

7 comentários:

  1. Faço uns parecidos e são mesmo versáteis. E como são em doses pequenas comem se mais depressa.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Parecem realmente bons! Acho que vou experimentar para os meus lanches!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Fiquei-lhes cá com uma vontade... Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga.Adorei mesmo.Tenho uma receita parecida,que falo em tabuleiro com restos de carne.vou experimentar assim.Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  5. tenho uma receita parecida mas gostaria de uma ideia para fazer uma bonita travessa com esses queques infelizmente não me dou bem na cozinha

    ResponderEliminar
  6. Querida Anabela,
    muito boa dica. Vamos ver se consigo arranjar um tempito amanhã para fazer. Se não conseguir, vou guardar para mais tarde.
    Um bom Ano 2013.
    Grandes Bejkas

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos