quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Congelar alimentos

Olá queridas amigas e amigos !

Hoje vou falar de como congelar alimentos. Congelar ajuda a poupar tempo e dinheiro, não há melhor forma para conservar os alimentos !
Além disso ter algumas refeições preparadas e congeladas facilitam aqueles dias que durante a semana chegamos mais tarde a casa ou que por algum motivo ou imprevisto não temos tempo para cozinhar.
Para um congelamento perfeito, os alimentos devem ser acondicionados em sacos plásticos próprios para isso, e deve ser extraído o máximo de ar do saco. 

Nunca coloque alimentos no congelador ainda quentes. Espere que arrefeça ou preferencialmente dê um choque térmico. Por exemplo, cozinhe cenouras cortadas em rodelas e, assim que estiverem no ponto, escorra e coloque-as numa tigela com água e gelo. Escorra novamente e embale para congelamento. Isto é aplicado para todos os legumes que queira congelar.
No caso de legumes que sejam para utilizar em sopa, neste caso não é necessário coze-los e fazer o choque termico, pode apenas lavá-los, corta-los e reserva-los, no congelador, num saco de congelação, para rapidamente ter legumes para fazer uma sopa.

Armazene os alimentos em pequenas porções, que são mais fáceis de serem descongeladas.

Etiquete tudo aquilo que será congelado, escrevendo na etiqueta o que contém o recipiente e a data de congelamento. Por melhores que sejam as condições do congelamento, 180 dias são o limite para que os alimentos se mantenham em bom estado

Alguns alimentos não podem ser congelados, como o purê de batatas, ovos cozidos, algumas musses e gelatinas. Ovos inteiros não devem ser congelados.
O descongelamento dos alimentos deve ser feito da seguinte maneira: o alimento quando retirado do congelador deve ser transferido para o frigorifico deixando que descongele naturalmente. Outra opção é o forno de microondas, que pode ser bastante útil pra essa tarefa. 
Que alimentos costumo congelar ?

- Carne picada já cozinhada - é optima para fazer um empadão, uma massa ou mistura-la numa quiche ou pizza.
- Arroz branco - dá muito jeito, no micro-ondas fica soltinho e parece acabado de fazer
- Sopa
- Ervas aromáticas e pimento - uso muito e por isso assim tenho sempre à mão
- Limão e gengibre - quando congelados são optimos para ralar
- Fruta - quando começa a ficar madura ou em determinada época como os morangos congelo para fazer batidos ou gelados caseiros
- Legumes para fazer uma sopa rapidamente: batata, cenoura, brócolos, courgette, abobora, feijão verde, espinafres.
- Bacalhau com natas 
- Frango guisado ou assado
- Pão
- Congelo todas as sobras, sejam carne, peixe, legumes, pão - neste caso tenho sacos para cada um dos alimentos onde vou guardando as sobras, quando tenho uma quantidade suficiente faço outras refeições, como, uma quiche, uma massa gratinada, etc. 
As sobras do pão fazem mais tarde uma boa açorda ou migas.
- Feijão e grão
- Cozido á portuguesa e feijoada - são refeições que não consigo fazer em pequenas quantidades e por isso são optimas para depois congelar.
- Queijo ralado - sempre pronto para usar
- Calda de tomate - quando uso calda de tomate de compra nunca gasto tudo, por isso congelo.
Partilhem nos vossos comentários outros conhecimentos de congelação e os alimentos que costumam congelar. Obrigado.
Beijinhos !

21 comentários:

  1. Adorei as dicas,boa continuação amiga Anabela. bjs grd

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! É sem dúvida um bom texto!

    beijinhos;

    Aurea sá

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Anabela,
    Ótimas dicas, muito úteis, completam outro artigo já postado por nós.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Passando para matar a saudade do cantinho!!Amei as dicas de congelamento!!bjs!!Http:marlisalomao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post, muitas coisas já sabia, mas muitas outra aprendi, hoje aqui contigo, obrigada.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste post!! Porque eu sou pessoa para congelar tudo, já fiz imensas experiências e as coisas ficam óptimas depois de descongeladas... Vivi um ano sozinha e havia coisas que eram um exagero para uma pessoa só! Comecei a congelar queijo ralado, pimento em tiras, salsa e coentros, polpa de tomate feita por mim, metades de bolo, etc... E antes já congelava as claras que sobram e depois faço bolo de claras :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Já faço muitas das coisas que aqui colocaste! :)

    Obrigada pela partilha!*

    ResponderEliminar
  8. Obrigada amiga pelas dicas. Há coisas que já sabia e fazia, outras ficamos a saber que podemos congelar para nos facilitar a vida.
    Beijocas e boa continuação

    ResponderEliminar
  9. Querida Anabela,
    Esta rubrica começa da melhor forma, pois congelação é algo que interessa e muito a todas nós e estas tuas dicas são fabulosas!! Já congelo muito, mas nem sabia que podia congelar queijo ralado, por isso, já foi útil para mim. Obrigada querida.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Querida Anabela,
    Gostei imenso da tua rubrica e do teu 1º Post.
    São dicas muito úteis!
    Eu também sou daquelas que congelo tudo desde ervas aromáticas, sobras de comida e por vezes cozinho várias refeições e congelo em doses.
    Sabes que quando a minha Filha foi estudar/trabalhar para fora (10 anos, tanto tempo) comecei a fazer refeições e a congelar.
    Lembro-me que uma vez fiz uma festa de aniversário e congelei quase tudo. N dia anterior foi só descongelar :)
    Sou como tu e por isso sou a mulher dos 7 ofícios e isso só se consegue, organizando, organizando...
    Olha fico muito feliz por perceber que o teu ânimo está mais positivo. Perante os problemas só temos 2 soluções ou deixamo-nos ir abaixo, ou levantamos cabeça, erguemos o queixo e vamos em frente. A 2ª opção é sempre a indicada, só que por vezes temos que ter um tempo até ganhar esse ânimo/força mental.
    O desejo de um bom dia e um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida!! Excelentes dicas as tuas, algumas eu já faço outras fiquei agora a saber.
    Também costumo congelar a massa folhada, quebrada e de tartes de compra pois assim tenho sempre há mão numa emergência, é só deixar descongelar no frigorífico ou temperatura ambiente.
    Ah e também congelo cebola picada para fazer refogados quando tenho mais pressa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Excelentes dicas amiga , como sempre!
    Também costumo congelar principalmente legumes ( de toda a espécie) , frutas, carne picada já preparada e massas, sejam elas de pizza, quebrada e folhada. O feijão e o grão também já cozinhados e em doses para usar mais tarde.
    Também costumo congelar a massa para queques já em forminhas de aluminio com tampa. Ás vezes para um lanche rápido ou mesmo para os meus meninos é só colocar no forno :)
    Beijinho doce !

    ResponderEliminar
  13. Olá Anabela, adorei as dicas de congelamento,com tantos mimos animo, beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. amiga as tuas dicas sao mt boas olha eu congelo os restos de bebidas como o vinho champanhe e cerveja nas cobetas do gelo assim tenho sempre um quadradinho a mao para fazer um molho ou outra coisa bem bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  15. Muito boas dicas, é muito importante saber congelar os alimentos, continua com as tuas dicas

    ResponderEliminar
  16. São sem dúvida dicas a ter em conta. A única experiência menos boa que tive na matéria de congelar foi com batatas já cozidas e que depois usei para fazer puré, não gostei da textura com que ficou, se congelo batatas cozidas só as uso para sopa depois. Até que congelava mais coisas que faço atualmente mas as 3 gavetas que existem no congelador nem sempre levam tudo o que gostaria, toca a gerir espaço ;)

    ResponderEliminar
  17. Olá :)

    Excelentes idéias, algumas já coloco em prática e outras irei concerteza experimentar...

    Como não sou grande cozinheira, faço o trivial, também não me ocorre assim nada de extraordinário para partilhar, mas se me lembrar de algo partilharei. :)

    Gostei muito desta tua publicação.

    Beijinhos :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  18. Olá Anabela,
    Já vi que ai por casa se poupa mesmo a sério no que toca a comida. Ainda bem assim sobra mais 'pilim' para outras coisinhas que a gente gosta. È uma optima ideia esta rúbrica! Se me lembrar de algumas coisas logo digo. Eu confesso que só agora me tornei mais poupadinha... é a crise, é a crise. Mas até fico contente se me consigo desenrascar com o que sobra. Em relação aos congelados; infelizmente tenho um congelador pequeno e por isso não posso congelar refeições :( e há coisas que perdem o sabor, como as ervas aromáticas) mas há alimentos e refeições que realmente ficam como se não tivessem sido congelados. Estou a lembrar-me por exemplo de feijoada ou de pão ou bolos...
    Beijinhos dos ratinhos cozinheiros e até à próxima visita
    Eulália

    ResponderEliminar
  19. oi Ana..menina q coisa legal esse seu blog, eu nunca sei aocerto oq pode ou nao pode congelar, sempre tenho q recorrer a net, inclusive tudo q faço pego receita na net, pq gosto de fazer uma comida bem gostosa, mas confesso q nao nasci com esse dom natural, mas eu ponho o not na bancada da cozinha e é o q me socorre..hheh obrigada por compratilhar bj claudia

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos