segunda-feira, 6 de maio de 2013

Arroz de bacon com farinheira

Olá !

Espero que tenham passado um bom fim-de-semana !

Já devem ter reparado que ando um pouco mais ausente, não faço publicações todos os dias e as visitas a outros blogues têm sido menos...
O que tem acontecido é que direccionei mais o meu tempo para o meu filho que derivado a estar no 4º ano vai ter exames nacionais esta semana.
Este tem sido um período de muito trabalho na escola, muitas fichas muitos trabalhos para que estejam preparados para estes exames e por isso tive de dar ainda mais atenção ao meu pequeno para que se sinta confiante e não esteja nervoso nem ansioso.

Eu confesso que ando muito ansiosa, não imaginam os meus nervos, não vejo a hora de este ano lectivo acabar... Acho que crianças com 9 anos são ainda muitos pequenas para toda a pressão a que vão estar sujeitos nestes exames, muitos deles vão até para outras escolas, escolas que não conhecem com professores que nunca viram, não acho certo.

As próprias escolas incutiram demasiada pressão pois é tudo uma questão de valores e raitings da escola que vai estar espelhado nestes exames e não há própriamente uma preocupação com as crianças, é a minha opinião, até parece que vão fazer um exame de entrada para a faculdade...

Espero sinceramente que os pais das crianças que vão estar sujeitas a estes exames consigam transmitir calma e confiança aos seus filhos. Boa sorte a todos.

Falando agora de receitas, cá estou para deixar mais uma receita simples, rápida, e económica, perfeita para fazer num dia da semana, quando temos pouco tempo para cozinhar. É uma sugestão que não tem nada de especial mas resultou bem, e o arroz ficou muito saboroso.

Ingredientes para 3 pessoas:
- Bacon partido aos bocadinhos
- 1 tigela de arroz
- 1 farinheira
- Azeite
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- Água
- salsa
- Metade de uma couve coração média partida aos bocadinhos


Faça um refogado com o azeite, alho, cebola e a folha do louro. Depois junte o Bacon aos cubinhos e deixe refogar um pouco. Junte a couve coração e mexa.
Junte a medida do arroz e o sal e mexa tudo. Deite 3x a medida utilizada para o arroz de água, mexa e tape o tacho.
Quando levantar fervura junte a farinheira inteira e deixe cozer junto com o arroz. O arroz deverá ficar com um pouco de água, por isso, deve ir verificando a cozedura. Quando o arroz estiver cozido retire a farinheira e junte a salsa.
A farinheira é partida aos pedaços e volta-se a deitar no tacho junto do arroz.

Sugestão: Faça um ovo estrelado para cada pessoa para acompanhar este prato.

Beijinhos e boa semana !

14 comentários:


  1. Mãe sofre...publiquei há pouco um post sobre o mesmo assunto...amanhã lá enfrentarão os nossos pequenos a primeira prova!
    Quanto à receita...vou experimentar!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Gostei da receita! E boa sorte para o exame de amanhã! Bjs.

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, eles ainda são tão pequeninos para estarem sujeitos a uma pressão tão grande! Já não chega estarem na escola o dia todo ainda tem que estudar em casa em vez de brincarem...
    Adorei esse arroz, deve ficar bem saboroso...
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do teu arroz,adoro bacon e farinheira.
    Uma boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente acho que a ideia é boa, mas a forma como é aplicada é má. Eu explico: eu estive numa escola primária extremamente exigente, e fui para o quinto ano muito bem preparada, o que me permitiu fazer muito bem o ensino básico (do 5º ao 9º ano). Já os meus colegas do básico que estiveram em escolas menos exigentes tiveram muitas dificuldades, e às vezes acabavam até por chumbar por falta de bases (não saberem ler bem, ou fazer bem as contas).
    Acho que o objectivo dos exames era uniformizar mais o que era ensinado, e permitir que todas as crianças fossem para o 5º ano no mesmo nível.

    Dito isto, concordo que as escolas não encaram isto assim, mas como uma forma de 'ataque' que deve ser superada incutindo nas crianças que elas é que têm de ser bem sucedidas. Nada mais errado: a escola é que está à prova nos exames nacionais, no fundo :)

    Desejo a maior das sortes para o teu pequeno e espero que corra tudo bem :)

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar
  6. Olá Joaninha, é isso mesmo, concordo com o que dizes.
    Um beijinho e obrigado pelo teu carinho.

    ResponderEliminar
  7. Que beleza de arroz!
    Boa sorte para vc minha cara!

    Beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  8. No 4º ano e ja com exames? Nao fazia ideia como estou fora do pais nao sabia agora disso.... tadinhos eles sao tao pequeninos....

    Esses pratinho esta maravilhoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma refeição simples, mas bem saborosa!
    bj

    ResponderEliminar
  10. Bom bia Anabela,
    Que o seu filho faça uma boa prova, que consiga demonstrar os conhecimentos.
    Gosto muito de farinheira, boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Olá Miúda tudo bem!
    A receita ficou 5*****um beijinho.
    Vai correr tudo bem com o teu menino isso deles serem pequenos não faz mal eles pequenos sabem mais que no meu tempo eu não sabia com 15 ou 20 anos as crianças hoje são muito mais espertas e ainda bem eu também no meu tempo tinha que fazer exame e com outros professores, hoje eu só tenho a 4 classe que se sabia mais que agora os meninos aprendem, eu tenho um filho que é professor do primeiro ciclo não sabem o que é a prova dos nove...desculpa lá este desabafo, mais um beijinho do tamanho do mundo também hoje o meu menino mas como professor tem os meninos dele em exames!

    ResponderEliminar
  12. Quando o meu filho fez as provas de aferição da quarta classe andava mais nervoso pela importância que dão a esse dia da prova do que propriamente pela prova em si. Eu sempre lhe disse que é apenas um teste, não tem que estar nervoso!
    O que não achei correcto este ano é as crianças terem que ir fazer a prova a outra escola, isso é o bastante para as destabilizar... enfim...

    ResponderEliminar

  13. Ei flooor..
    Que legal seu blog, adorei a receitinha!
    Vim conhecer seu cantinho e aproveito para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto! Além de casamento, falo sobre viagens, beleza e de tudo um pouco.. Espero que goste!
    Além disso estão rolando dois super sorteios de aniversário no blog, as casadas tambem podem participar!
    http://www.umalindapromessa.com/2013/04/sorteios-de-aniversario-pata-noivas-e.html

    Beijo
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Querida Anabela,
    é muito bom dedicarmos ao ensino dos filhos, pois
    os retornos mais na frente são gratificantes.

    Nunca provei farinheira, mas seu arroz tem um aspecto delicioso!

    Que Deus abençoe sempre vc e sua família!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos