segunda-feira, 16 de julho de 2012

Truques e dicas de cozinha

Olá !
Este fim-de-semana foi fantástico !..., não sei como tive tempo para fazer tanta coisa, desde cozinhar, fiz várias coisas que mais tarde irei publicar, lidas domésticas, ainda houve tempo para ir á praia com a família tanto no sábado como no domingo. Acho que ajudou o facto de ter ido ás compras logo na sexta-feira.
As compras e as tarefas domésticas são coisas que ocupam bastante tempo e quando feitas ao fim-de-semana "levam" algumas horas.
Desta vez tentei durante a semana organizar tudo, para que o fim-de-semana fosse dedicado á familia. Convidei os meus pais para irem connosco á praia no sabado. Fomos á tarde, preparei uns bolinhos mistos de chouriço e queijo, com a diferença que desta vez utilizei azeite em vez de manteiga, e fiz em forminhas pequenas (receita aqui ), ficaram mais saborosos.
Fizemos um mini piquenique á beira mar. Foi muito agradavél, o meu filho até me disse que foi o sabado mais divertido que teve, pois fartou-se de brincar com o avô ! A certa altura fiquei apenas a observar as brincadeiras que o mais pequeno fazia com o pai e com o avô e acreditem que fiquei encantada, é tão bom e saudavél haver esta ligação familiar !... E eu aproveitei para pôr a conversa em dia com a minha mãe, e claro aprendi mais algumas dicas e truques de cozinha !
Ora vejam:

Barrar bolos com chantilly - Quando for rechear ou barrar um bolo que leve natas, para que estas lhe rendam e façam um bom chantilly, bata as natas com um pouco de açúcar, à parte bata 2 claras em castelo, e depois envolva com o chantilly. Verá que lhe rende muito mais e fica super cremoso. Experimente.

Como bater natas rapidamente - Quando bater as natas para fazer chantilly, junte umas gotas de limão, para que elas fiquem mais firmes.

Pelar amêndoas - Coloque as amêndoas durante cerca de dois minutos em água a ferver, passando-as em seguida por água fria.

Banho-Maria - Cozedura indirecta, num recipiente dentro de outro, com água a ferver. Para que a temperatura fique mais elevada, deite na água um pouco de bicarbonato de sódio.

Pão-de-Ló - Para o pão-de-ló não murchar, bata primeiro as claras com o açúcar, depois as gemas e por último, delicadamente (nunca na batedeira) a farinha de trigo.

Soufflé que não "murcha" - Para que o soufflé não murche ao sair do forno, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado no forno. NÃO ABRA O FORNO ANTES DE ESTAR PRONTO.   
 
Acabei o fim-de-semana muito feliz !
Desejo a todos uma boa semana !

13 comentários:

  1. Dicas super úteis, e que serão levadas
    Principalmente as de chantili

    ResponderEliminar
  2. Olá bom dia,
    É verdade essa ligação da criança com com os pais e avós é muito importante na formação...
    Mais uma serie de dicas muito úteis e interessantes, adorei.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Oi Anabela,
    fico feliz que você possa aproveitar estes momentos com a família. Eu tenho boas lembranças das brincadeiras com meus irmãos, pais, na praia... bons tempos!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá Anabela,
    Antes de mais obrigada pelo comentário, e já te sigo!
    Adorei o blog, e para além do nome, acho que temos muito mas mesmo muito em comum.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. sempre com dicas fantásticas...obrigado :)

    ResponderEliminar
  6. um fim de semana bem preenchido. Eu também tento fazer tudo duante a semana para o fim de semana só dedicar à família :)

    Boas dicas

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga.Fico muito feliz que o teu fim de semana tenha sido assim bom,a familia é sempre muito importante,e,mais uma vez obrigada pelas dicas e partilha.
    Boa semana.beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Moranguetes, por aqui encontamos sempre boas dicas, entusiasmo e boa disposição, é óptimo começar a semana com este astral positivo!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  9. Adoramos seu post!!! Amamos as dicas!!! Beijinhos do TC.

    ResponderEliminar
  10. Dicas ótimas!! beijos, boa semana!!
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.com

    ResponderEliminar
  11. Excelentes dicas :) Gostei especialmente da tecnica do chantily :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei a técnica do chantilly!

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos