quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Organizar as suas tarefas domésticas

Olá ! Hoje é dia de dicas !...

È comum pensar-se que só os empresários ou gestores se devem preocupar com organização e planeamento...Contudo todos devemos planear o nosso dia-a-dia, as tarefas e atividades procurando definir o tempo adequado para cada uma delas.

Tenho recebido alguns emails que me perguntam se sou mesmo assim, ou seja se planeio tudo e se tenho uma casa organizada... 
A minha resposta é sim, sei onde estão todos os nossos documentos, as minhas roupas, os meus óculos, todos os brinquedos do meu filho, sei o que tenho na despensa e no frigorífico, etc. Até mesmo ás escuras sei onde estão todos os objetos da minha casa.  Mas jamais deixarei de aproveitar um único domingo de sol com a família para ficar a organizar armários.

Organizar-se é poder controlar o próprio tempo e as próprias prioridades.
Certamente que ninguém gosta de perder 15 minutos logo pela manhã à procura de uma peça de roupa ou engraxando um sapato que deveria estar pronto para usar. E o que não dizer da eterna procura pelas chaves do carro?

Mas quem é culpada pela perda de tempo? A desorganização e o acumulo de coisas que nós mesmos vamos criando aos pouquinhos, sem perceber.




A primeira dica: Antes de começar a fazer a limpeza da sua casa, tenha a casa organizada, pois assim a tarefa da limpeza não levará horas ou dias.

Segunda dica: Elabore um plano de acordo com a sua disponibilidade, com todas as tarefas e quais os dias para cada uma delas...

Plano A - Este é plano que pratico, é para as pessoas que não tem muito tempo. Requer 30 a 40 minutos diários para limpar somente uma divisão

Segunda- Cozinha / passar a ferro
Terça- Casas de banho e sala / à noite colocar roupa a lavar
Quarta- Quarto casal / passar a ferro
Quinta- Quarto criança
Sexta- Escritório / colocar roupa a lavar
Sábado- Compras e mudança de roupas da cama / lavar roupas e passar a ferro
Domingo- Descansar e passear / à noite colocar a roupa de fim-de-semana a lavar,  passadeiras de cozinha e tapetes de wc.



Plano B - Este é o plano para quem durante a semana não consegue limpar uma divisão por dia e por isso guarda um dia da semana para fazer toda a limpeza da casa.
Contudo aconselho que diariamente faça o seguinte para manter a casa minimamente limpa e para que não passe um dia inteiro do seu fim-de-semana só a limpar, a lavar e a passar a ferro.

- Fazer sempre as camas
- Lavar e arrumar a louça
- A meio da semana dar uma limpeza ás casas de banho
- Limpar o lava-louça e a bancada da cozinha
- Arrumar objectos espalhados 
- Separar a roupa suja
- Organizar as correspondências
- Varrer o chão da cozinha
- Eleja um ou dias da semana para lavar e passar as roupas


Plano C - Para pessoas que estejam em casa, podem ir fazendo uma tarefa por dia, sem stress. Faça uma lista de tudo que precisa ser feito regularmente e fixe na porta do frigorífico.

Calcule o custo da desorganização ... Imagine o tempo que você gasta todos dias à procura de coisas como chaves, contas para pagar, acessórios ou roupas que vai vestir para trabalhar, etc...


Com tudo organizado, sinto o ambiente da minha casa leve, agradável e a certeza de que realmente o meu tempo foi bem utilizado!

Beijinhos !


11 comentários:

  1. Bom dia Anabela,
    Muito bom post, ótimas ideias e dicas, obrigada.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Olá Anabela, o meu plano é o C,mas como somos 5 em casa,há sempre alguma organização a decorrer.Tenho de ir adaptando as tarefas aos dias, e á necessidade que tenho.
    Mesmo estando em casa o trabalho continua a aparecer e tenho de andar por vezes a mil á hora para que esteja tudo certinho e dentro do que acho ser a minha organização!!!
    Bjokas
    RIta

    ResponderEliminar
  3. Por cá limpamos a casa num dia da semana, mas durante a semana também vamos dando uns toques aqui e acolá e tratando da roupa.
    Obrigada pelas dicas
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Olá amiguinha, :)

    Excelentes dicas as tuas, uma vez mais, que partilhas e que tanto ajudam a quem não consegue organizar-se !

    Cumpro o plano A também, vou fazendo as coisas durante a semana, mas confesso que a limpeza é mesmo um grande frete para mim ! :)

    De resto vai-se levando, umas vezes há mais disposição para cumprir do que outras, mas penso que acontece com toda a gente ! :)

    Beijinhos grandes para ti, correu bem aquele workshop de que me falaste ? ;-)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá, Anabela!!

    Gostei muito da lembrança em como nos organizar para deixar nossa casa bem limpa e apresentável! Também tenho esquemas com dias determinados e horários para fazer as coisas! O que me ajuda bastante!Também tenho um Menu da semana que faço desde que casei e quando tinha cozinheira e assim orientá-la! Hoje, eu mesma elaboro as refeições da família e tento manter uma variação de pratos, por isso tenho um menu (que não é lá tão rígido, mas ajuda!)Parabéns pela organização, bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Anabela, quase que podíamos ser gémeas, digo a brincar mas é verdade. Eu sou obrigada a seguir o plano B mas em relação a correspondência e tarefas eu faço como tu. Tudo organizado com precisão militar para ao domingo ter o dia para mim :)

    beijinhos e obrigada por nos ajudares a todas com as tuas dicas!
    Ah verdade, adorei o creme anterior!

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Mais um post maravilhoso e super útil, adorei as tuas dicas e já aprendi mais um pouco contigo.
    Obrigada.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. super como sempre as tuas dicas bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  9. Oi Anabela, já fui muito organizada no passado.Hoje em dia perdi toda essa organização.Não consigo ter uma rotina em meus dias, acho que por isso sai da organização toda.Adorei suas dicas, assim quem sabe não coloco a casa em ordem novamente.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  10. Olá Amiga Anabela!
    Como sempre óptimas dicas. beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos