terça-feira, 5 de junho de 2012

Obrigada Mãe ...

Olá amiguinhas,
Estou sem palavras para os carinhos deixados por todas vocês no post anterior.... Obrigada...

Todas as vossas palavras tocaram-me no fundo do meu coração, e por isso,  hoje vou falar da minha mãe...

Uma grande mulher !...Que faz tudo pelos os filhos (eu e o meu irmão), uma mulher do Norte, lutadora,  muito trabalhadora e que tem uma grande paixão: o neto ( o meu filho).

Na cozinha, a ela devo o que sou, desde muito nova que me ensinou todos os truques na cozinha, e me incutiu o gosto pelas panelas. Posso dizer que com 10 anos já fazia uma carne estufada, que ela me ensinou, que o meu pai ainda hoje fala.

As tarefas domésticas que ela me ensinou, e que ás vezes me obrigava a fazer, fizeram com que hoje seja uma boa dona de casa.

Foi com ela que aprendi, fazer com pouco, muito...

Aprendi com a minha mãe que devemos sempre lutar, mesmo quando não temos forças, elas aparecem...

Á minha mãe dedico este post. Uma grande mulher, uma boa mãe e esposa, uma grande dona de casa e uma excelente cozinheira !
O meu filho costuma dizer-lhe : " Oh avó, tu devias abrir um restaurante. Adoro as tuas comidas !"

Não podia deixar de colocar uma receita da minha mãe:  Pudim de ovos, o meu pequenote chama-lhe o " Pudim da avó !

Ingredientes:
- 1 dúzia de ovos
- 1 litro de leite meio gordo
- 250 grs de açucar
Batem-se muito bem os ovos e mistura-se o açúcar, volta-se a bater até ficar uma mistura aveludada. Por último deita-se o leite e envolve-se tudo. Vai ao forno, em banho maria, numa forma caramelizada.
Esta foi também a primeira sobremesa que aprendi, e sai sempre bem !

Sempre que há jantares de família, este pudim é obrigatório em casa da minha mãe.



Este, é o famoso cabrito, feito em forno de lenha. Esta é uma receita já da minha avó, que a minha mãe faz na perfeição. E que sabor, aquelas batatinhas também em forno de lenha... Humm.
Mãe, esta flor é para ti ! Obrigado por me ajudares a ser a mulher que sou... Adoro-te !

21 comentários:

  1. mas que bonita homenaguem que fizeste a tua mae parabens gostei mt pois elas sao sempre o nosso espelho eu ja nao posso dizer o mesmo mas a minha avo ela sim era o meu espelho aquele que eu via todos os dias quando estava triste foi com ela que hoje sei o que sei bem gostei mt do teu post bjs

    ResponderEliminar
  2. Hummm!!! Pudim de avó é TUDO de BOMMMM!!!! ADOREI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  3. Un postre deliciosos. Te felicito por te haber tenido una madre que ha sabido enseñar a toda su familia las verdaderas cosas importantes de la vida.
    ¡Un beso muy grande y feliz día!

    ResponderEliminar
  4. Uma homenagem cheia de amor e mt carinho, mãe so temos uma eu jà não posso dizer o mesmo da minha, pois nunca foi mãe, fui criada em Portugal com uma tia (irmã de minha mãe e meus avos maternos) esses sim foram meus pais e como tu lhe agradeço pela mulher que sou hoje.

    Portanto amiga à que alevantar essa linda cabecinha e lutar, tens tudo para ser feliz amiga, tens uma mãe maravilhosa e isso jà é uma grande riqueza.

    Este pudim ficou lindo ainda por cima é a minha sobremesa preferida, sou doida por pudins.

    beijinhos grandes amiga e seja orgulhosa de si mesma!

    ResponderEliminar
  5. Bonita homenagem amiga, gostei das tuas palavras.....belo post..

    Belo pudim ;) bjokitas

    ResponderEliminar
  6. Como se costuma dizer, mãe é mãe e fizeste uma homenagem lindissíma.
    Adoro pudim e, este "da avó" deve ser muito bom! A minha mãe também tem a sua especialidade, o arroz doce e por mais que coma em vários lados nunca nenhum fica tão bom como o dela!

    Bjcs grandes

    ResponderEliminar
  7. Lindo post, linda homenagem.
    Mãe é nosso anjo enquanto estamos aqui na terra, protege-nos, ensina-nos.
    Adorei o pudim e o cabrito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  8. Amiga,
    Que linda homenagem à tua MÃE... é verdade, nós somos mesmo aquilo que as nossas mães nos trasmitiram... os valores, a educação, a organização...
    E, normalmente, só depois de sermos mães é que damos valor e compreendemos muitas das atitudes que as nossas mães tiveram connosco...
    Tal como tu, devo à minha mãe, e ao meun pai, claro, o facto de ser uma boa mãe e dona de casa... sempre tive uma Mãe muito presente, que me deu todo o apoio em todas as decisões que tomei ao longo da vida... criou 3 filhas... todas nós estudámos e hoje já somo mães de família...
    No que diz respeito à culinária, a minha mãe sempre foi boa cozinheira, apesar de não gostar muito... pratos de forno, arroz, caldeiradas, cozidos... nunca comi melhor!! As sobremesas e os doces, é que não são o seu forte, aí entro eu e completamo-nos!! ahahahah
    Bjocas e obrigado pelo comentário que fizeste no meu blog
    (A festinha da Rosa correu muito bem, divertiram-se muito!! O bolo estava delicioso... :))

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta tua homenagem:) porque a mãe de cada uma de nós é sempre a melhor do Mundo! A minha mãe é também (para mim claro) a melhor cozinheira que existe e tudo o que sei hoje a ela o devo :)
    P.S.: vou levar comigo a receita do pudim ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Minha querida amiga, fiquei sem palavras para exprimir-te quanta emoção senti ao ler-te.

    Vou fazer o "Pudim da Avó" e, ao fazê-lo, ter presente quanto carinho ele envolve, na vossa família.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Que posso eu escrever para descrever a emoção que senti ao ler a tua linda homenagem?
    Obrigada por este momento.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. É muito bonito ver assim as relações familiares com tanto amor!

    ResponderEliminar
  13. Tanta emoção, carinho, amor.... partilhadas neste post!!

    Amiga, és uma pessoa autêntica, sincera e muito querida e essa tuas palavras tocam-me muito!!!

    Vou levar a receita do pudim da avó, para partilhar com tanto amor como vocês o fazem!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Que belo pudim e que belíssimo post! Também eu me posso gabar de ter uma mãe como a tua, que para além de ser uma excelente e dedicada mãe,esposa e avó de 2 netas (a minha filhota e a minha sobrinha), é uma magnífica dona de casa e uma cozinheira de mão cheia que também me ensinou muito do que sei (já aprendi muito também com os blogs e a net)e a quem recorro sempre que tenho alguma dúvida. E como é sempre tão deliciosa a comidinha das nossas mães, não é? Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  15. Uma homenagem lindíssima!!!
    O pudim parece delicioso! O cabrito também tem muito bom aspeto, apesar de eu não apreciar.
    Um enorme beijinho

    ResponderEliminar
  16. Que pudin más rico, y unas palabras muy bonitas para tu mama.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  17. Um post muito bonito!!!! O pudim tem um aspecto tentador:)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Hummmm eu acho que ia gostar desse cabrito e desse pudim, que aspecto fabuloso!
    As nossas mães são únicas, também tenho uma assim que me ensinou e continua a ensinar muita coisas.
    Obrigada pelas tuas palavras...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Uma bonita homenagem, mãe é mãe e quem tem mãe tem tudo, parecem frases feitas meias palermas, mas a verdade é que dizem muito, mãe é a unica pessoa no mundo que faz TUDO por nós :-)
    Adoro pudins assim caseirinhos :-)

    ResponderEliminar
  20. Olá :) entrei aqui por acaso mas depressa me rendi! Já me fiz seguidora e voltarei sempre que possivel! beijinhos
    "Receitasdaanita-anita.blogspot.com"

    ResponderEliminar
  21. Linda homenagem à sua mãe! Parabéns também a ela pela filha que tem e aos pratos que saem da sua cozinha...
    Beijinhos dos Ratinhos cozinheiros

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos