quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Participação na revista Ana e o meu novo projecto

Olá queridas amigas e amigos !

Mais uma semana em que acontecem várias coisas na minha vida...

Para quem me segue no facebook  (para entrar na minha página) já deve ter visto o meu novo projecto como Personal Home Organizer (organizadora do lar). A partir de agora mediante uma marcação poderei visitar a sua casa e organizar tudo o que quiser, desde a cozinha, despensa, armários de roupa, etc. Cursos de cozinha, formação de empregadas, etc. Poderemos até ir às compras juntas e até mesmo decorar uma divisão da sua casa.
O primeiro contacto será por email: anabela.salema@gmail.com
No fundo o que pretendo é ajudar a fazer mais com menos !

 
Tenho estado também a participar na escrita de alguns artigos em revistas, na revista Ana desta semana podem ler o meu primeiro artigo.


A todos agradeço o vosso carinho e obrigado por me acompanharem em todos os meus projectos e continuarem a visitar este cantinho.

Um beijinho da vossa Anabela !


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Organizar as suas tarefas domésticas

Olá ! Hoje é dia de dicas !...

È comum pensar-se que só os empresários ou gestores se devem preocupar com organização e planeamento...Contudo todos devemos planear o nosso dia-a-dia, as tarefas e atividades procurando definir o tempo adequado para cada uma delas.

Tenho recebido alguns emails que me perguntam se sou mesmo assim, ou seja se planeio tudo e se tenho uma casa organizada... 
A minha resposta é sim, sei onde estão todos os nossos documentos, as minhas roupas, os meus óculos, todos os brinquedos do meu filho, sei o que tenho na despensa e no frigorífico, etc. Até mesmo ás escuras sei onde estão todos os objetos da minha casa.  Mas jamais deixarei de aproveitar um único domingo de sol com a família para ficar a organizar armários.

Organizar-se é poder controlar o próprio tempo e as próprias prioridades.
Certamente que ninguém gosta de perder 15 minutos logo pela manhã à procura de uma peça de roupa ou engraxando um sapato que deveria estar pronto para usar. E o que não dizer da eterna procura pelas chaves do carro?

Mas quem é culpada pela perda de tempo? A desorganização e o acumulo de coisas que nós mesmos vamos criando aos pouquinhos, sem perceber.




A primeira dica: Antes de começar a fazer a limpeza da sua casa, tenha a casa organizada, pois assim a tarefa da limpeza não levará horas ou dias.

Segunda dica: Elabore um plano de acordo com a sua disponibilidade, com todas as tarefas e quais os dias para cada uma delas...

Plano A - Este é plano que pratico, é para as pessoas que não tem muito tempo. Requer 30 a 40 minutos diários para limpar somente uma divisão

Segunda- Cozinha / passar a ferro
Terça- Casas de banho e sala / à noite colocar roupa a lavar
Quarta- Quarto casal / passar a ferro
Quinta- Quarto criança
Sexta- Escritório / colocar roupa a lavar
Sábado- Compras e mudança de roupas da cama / lavar roupas e passar a ferro
Domingo- Descansar e passear / à noite colocar a roupa de fim-de-semana a lavar,  passadeiras de cozinha e tapetes de wc.



Plano B - Este é o plano para quem durante a semana não consegue limpar uma divisão por dia e por isso guarda um dia da semana para fazer toda a limpeza da casa.
Contudo aconselho que diariamente faça o seguinte para manter a casa minimamente limpa e para que não passe um dia inteiro do seu fim-de-semana só a limpar, a lavar e a passar a ferro.

- Fazer sempre as camas
- Lavar e arrumar a louça
- A meio da semana dar uma limpeza ás casas de banho
- Limpar o lava-louça e a bancada da cozinha
- Arrumar objectos espalhados 
- Separar a roupa suja
- Organizar as correspondências
- Varrer o chão da cozinha
- Eleja um ou dias da semana para lavar e passar as roupas


Plano C - Para pessoas que estejam em casa, podem ir fazendo uma tarefa por dia, sem stress. Faça uma lista de tudo que precisa ser feito regularmente e fixe na porta do frigorífico.

Calcule o custo da desorganização ... Imagine o tempo que você gasta todos dias à procura de coisas como chaves, contas para pagar, acessórios ou roupas que vai vestir para trabalhar, etc...


Com tudo organizado, sinto o ambiente da minha casa leve, agradável e a certeza de que realmente o meu tempo foi bem utilizado!

Beijinhos !


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Creme de legumes com um toque especial...

Olá !

Cá em casa nunca falta a sopa, até porque muitas vezes é o meu almoço. Com estes dias frios nada melhor que comer uma tigela de sopa bem quentinha !

Normalmente tenho sempre no congelador legumes já cortados e lavados prontos para durante a semana poder fazer rapidamente uma sopa.

Esta receita pode ser feita com vários legumes não é necessário usar os que menciono na receita. O que vos posso dizer é que feita desta forma o creme fica bem aveludado e cremoso. Experimente, e depois diga-me como ficou !


Ingredientes para um tacho de 3 litros:
1,7 l de água
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
2 cenouras
1 courgette média
2 batatas médias
1 pedaço de abóbora
Couve flor
Brócolos
azeite e sal
Ovo cozido para colocar na hora de servir


Faça um refogado com as cebolas e os alhos (deixar refogar só um pouco). Depois junte todos os outros legumes aos cubinhos e deixe refogar mais um pouco, com o tacho tapado, durante 5m.  Deite o sal e a água a ferver.
Deixe cozer durante 25/30 m para que fique tudo muito bem cozido. Triturar com a varinha mágica e está pronta !

Na hora de servir coloque ovo cozido aos bocadinhos por cima da sopa, fica uma delicia !



Dica: Se antes de triturar tiver duvidas se o tacho está com muita água, retire água para uma tigela e reserve, só depois é que tritura. Se ficar muito grossa vá juntando a água aos poucos até ficar como pretende.

Beijinhos !!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Arroz de açafrão com frango no forno

Olá !

Espero que tenham passado um bom fim-de-semana !

Aqui por casa depois da virose da semana passada já estamos todos recuperados. Começou no mais pequeno e correu por todos.

Ontem foi domingo e ao domingo desde miúda que tem de haver comida de forno. Já era assim na casa da minha avó, com a diferença que lá era tudo feito em forno de lenha. A tradição seguio para casa da minha mãe e agora eu continuo, domingo há comida feita no forno, senão nem parece domingo !

Sugestão Arroz de frango com açafrão

Ingredientes:
- pedaços de frango (depende do nr. de pessoas)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- Azeite
- Sal e pimenta
- 100 ml de vinho branco
- 1 tigela de arroz
- 2 tigelas de água quente
- 1 colher de sopa de açafrão
- 1 chouriço às rodelas
- 2 cenouras ás rodelas
- Coentros ou salsa



Faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Coloque depois o chouriço e deixe suar um pouco para que o chouriço liberte o seu sabor.
Junte o frango aos pedaços pequenos e mexa, deixe fritar um pouco.
Junte as cenouras e o vinho branco.
Tempere com sal e pimenta e junte os coentros partidos. Envolva tudo e deixe por 10 m.
Junte o arroz e envolva tudo.
Junte a água quente, mexa e rectifique o sal se necessário.
Coloque tudo num tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até ficar sem água.

Beijinhos e boa semana !

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Arroz com sobras de salmão

Olá !

Estou de volta ! Já corri com o vírus que andou a passear pela casa, felizmente já estamos todos recuperados !  Uf !!!

Naqueles dias em que o tempo escasseia, é uma excelente ajuda ter uma refeição congelada ou parte dos ingredientes preparados ou congelados. É por isso que aqui em casa as sobras têm um lugar especial no meu congelador ! Todas elas, sejam carne, peixe, legumes e até mesmo pão.

Neste dia e porque tinha congelado sobras de salmão grelado, resolvi fazer uma experiência... Arroz de salmão...Esta sugestão é mais uma prova que todas as sobras se podem aproveitar. Digo-vos sinceramente que ninguém diria que eram sobras de peixe, ficou delicioso !

Ingredientes:
- Salmão ou outro peixe
- Delicias do mar ou miolo de camarão ou de ameijoa
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cubo (tipo knorr) de peixe
- 2 a 3 tomates maduros
- Pimento vermelho (costumo congelar em pedaços)
- 1 chávena de chá de arroz
- 4 chávenas de água
- Sal
- Azeite
- Coentros

Faça um refogado com azeite, a cebola e os alhos picados.
Junte o tomate partido aos pedaços pequenos e deixe cozinhar com o tacho tapado. Passado +/- 3 a 4 m, junte o pimento, o peixe partido aos pedaços pequenos, as delicias do mar ou o miolo de camarão. Mexa, junte o cubo de peixe (o cubo de peixe é um truque, porque não temos a água de cozedura do peixe) e deixe cerca de 2 m com o tacho tapado.
De seguida junte o arroz e o sal (atenção ao sal que o cubo de peixe já tem sal), mexa bem para envolver todos os ingredientes. Junte a água e volte a mexer. Tape o tacho e deixe cozer.
A meio da cozedura prove e rectifique o sal se necessário.
Quando o arroz estiver quase cozido junte os coentros picados, tape o tacho, desligue o lume e deixe ficar durante 5 m antes de servir. O arroz irá acabar de cozer e o molho ficará mais consistente e apurado.

Dica:
A congelação é a melhor forma para congelar os alimentos !
Congele refeições em doses individuais que serão uma boa alternativa para levar para o local de trabalho.
Congelar também permite variar as refeições, sobra hoje, congelamos para não voltar a comer o mesmo amanhã.

Beijinhos !

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bolo de abóbora rápido !

Olá queridas amigas e amigos !

Espero que tenham passado um bom fim-de-semana ! O meu foi passado em casa, pois o meu filhote esteve doente, felizmente que hoje já está melhor, daí a minha ausência aos vossos cantinhos e no facebook.

Este foi mais um bolinho inventado na minha cozinha, um bolo simples e muito rápido de fazer porque foi feito no liquidificador. Serviu para chamar os papás cá a casa para tomar um chá. Ficou uma delicia, o meu pai que o diga, ele adora os meus bolinhos !!!

Ingredientes usados:
150ml de óleo
150ml de leite de coco (pode ser leite normal)
200g de açúcar
300g de farinha de trigo
200g de abóbora crua picada
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal 
Doce de abóbora 
Amêndoas laminadas
Canela

Coloque no copo do liquidificador o óleo, leite, açúcar, abóbora, sal, e os ovos. Pressione até ficar bem batido. Deite depois numa taça e envolva a farinha, e o fermento. 
Numa forma untada de margarina e polvilhada de farinha, deite metade da massa, colheres pequenas de doce, amêndoas laminadas e canela em pó, termine com o resto da massa. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos a 180º.
Faça o teste do palito, se sair seco está pronto.


Dica:
Em alternativa ao doce que coloquei no meio da massa, pode fazer uma cobertura para regar o bolo ainda quente.

Ingredientes necessários para a cobertura:
Sumo de 1 ou 2 laranjas ( depende se elas têm muito sumo), 1 colher de sopa de açúcar (aqui depende se gostam muito doce ou menos doce)
1 pau de canela

Numa panela adicione o sumo de laranja, o açúcar e o pau de canela. Deixe ferver e vá mexendo. Desligue apenas quando engrossar um pouco, não muito, convém ficar fininha para não ficar rija depois de fria, caso contrário fica uma camada dura por cima do bolo.   
Derrame a calda sobre o bolo ainda quente.

Beijinhos e boa semana !

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pimentos recheados com carne picada

Olá!

Nem todos festejam o dia de S. Valentim, pois o Amor é para ser festejado todos os dias. No entanto hoje assinala-se este dia e por isso, a mim dá-me sempre vontade de fazer algo de diferente para o jantar, fácil e rápido, pois durante a semana é tudo mais complicado.

Partilho convosco o que vai ser logo o nosso jantar: Pimentos recheados...

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 pimentos vermelhos
- 250 grs de carne picada
- 1 cebola pequena
- 2 c de sopa de calda de tomate
- Azeite
- sal e pimenta
- Queijo ralado
- Passas (opcional)


Comece por lavar os pimentos, abra uma tampa, retire as sementes que estão no seu interior e reserve.

Faça um refogado com o azeite e a cebola. Depois junte a carne picada, o sal e a calda de tomate e deixe cozinhar por +/- 10 m.
Ligue o forno a 200º.

Coloque os pimentos numa travessa de barro ou tabuleiro que possa ir ao forno com um pouco de azeite.
Dentro dos pimentos coloque a carne picada já cozinhada, por cima polvilhe com queijo ralado e coloque as passas, tape com a tampa do próprio pimento e leve ao forno durante +/- 30 m.
Para acompanhar faça arroz branco ou puré.


Beijinhos e feliz dia de S. Valentim !


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lasanha de bacalhau com legumes

Olá !!!

"Amor não é envolver-se com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Olhe para a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando as suas qualidades, mas sabendo também os seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser. "

Continuam por aqui sugestões dedicadas as dia de S. Valentim !
Hoje deixo uma receita de lasanha de bacalhau que inveitei no momento...


Neste dia tinha deixado bacalhau para fazer para o jantar. O que tinha pensado fazer era um simples bacalhau á brás...
Entretanto, ainda no escritório tive uma súbita vontade de comer lasanha de vegetais, mas como tinha o bacalhau já descongelado, resolvi fazer uma lasanha de bacalhau com os vegetais.


O que utilizei :
Folhas de lasanha
Bacalhau em lascas
1 Courgette
1 Cebola grande
1 Cenoura grande ralada
3 dentes de alho
Polpa de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
Molho bechamel
Queijo ralado magro
Sal q.b.

Como fazer:
 Lave as courgettes, corte-as em meias luas. Rale a cenoura. Reserve.
Aqueça um tacho em lume baixo, junte o azeite e a cebola, deixe refogar, junte os alhos e deixe refogar mais um pouco até que fiquem douradinhos.
Adicione os vegetais e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre até que os legumes comecem a ficar macios. Adicione o bacalhau e a polpa de tomate, tempere com pimenta e sal e deixe cozinhar durante 5 minutos, retire do lume e reserve.
Ligue o forno a 180º.

Pegue num tabuleiro de ir ao forno, coloque um pouco do bechamel, depois uma camada de folhas de lasanha (previamente passadas por agua a ferver para ficaram mais moles) e cubra com um pouco do preparado dos legumes com o bacalhau. Repita a operação até acabarem os legumes com o bacalhau, sendo que a última camada deve ser de folhas lasanha.
Regue com o restante molho bechamel, tape o tabuleiro com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 30 minutos. Retire o papel de alumínio, verifique se as placas já estão quase cozidas, polvilhe com o queijo ralado, aumente a temperatura do forno para aos 190ºC e deixe corar por cima. Retire do forno e sirva de imediato acompanhado de uma salada verde.

Ficou fantástica e muito saborosa !

Beijinhos !




terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Donas de Casa Desesperadas... Preparado para bolo.

Olá amiguinhas !

Hoje estou por casa, dia de Carnaval, a empresa onde trabalho este ano ainda deu o dia !
O tempo está de chuva e por isso, vamos ficar por casa, vou ficar de pijama o dia todo !

Resolvi partilhar no dossier "Donas de Casa Desesperadas" uma oferta que as Fábricas Lusitana me fez, por fazer parte dos Melhores Blogs de Culinária Portugueses . Foi-me oferecido algumas especiarias e um preparado para bolo de laranja.

Nunca tinha experimentado os preparados para bolos, peço desculpa às fábricas lusitana,  porque achava que estas misturas eram muito artificiais,. Confesso que fiquei surpreendida pela positiva pois o bolo ficou delicioso !

É claro que continuo a preferir fazer os meus bolinhos, mas partilho este preparado porque é óptimo ter um na despensa para quando queremos fazer um bolo rapidamente !

Obrigado pela oferta e pela simpatia.

Aqui deixo o meu bolinho :


Beijinhos e boa terça-feira de Carnaval !

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mousse de chocolate para comer a dois !

Olá!

Depois de um fim-de-semana calmo como há muito não tinha, estou de volta com as minhas receitas e dicas fáceis e económicas, desta vez dedicada ao dia de S. Valentim!

Considero que o dia dos namorados é meramente comercial, mas confesso que nesta altura há coisas bem giras e fofinhas e dá gosto de olhar, principalmente naquelas lojas de chocolates !

Esta semana o blog está dedicado a receitas e dicas para surpreender com dotes culinários a sua cara metade. Serão dicas e receitas fáceis que poderão ser feitas durante a semana.

Não precisamos de gastar dinheiro, muitas vezes um jantar em casa, com uma mesa bonita, é o melhor presente que se pode dar a nosso namorado/namorada ou mulher/marido. Eu adorava uma surpresa destas !!!

Para os homens que me seguem deixo a dica para que dia 14 seja você a fazer o jantar.

Para as mulheres deixo a dica para que neste dia peça a sua cara metade para ser mimada com um jantar romântico em casa, deixe que seja ele a preparar tudo !... Nada de ir ao restaurante, tudo caseiro preparado com muito amor !

A primeira sugestão é uma mousse de chocolate muito simples e fácil, qualquer pessoa consegue faze-la ! Nada de desculpas !...

Ingredientes:
200 grs de chocolate preto para culinária
5 claras
1 gema
50 grs de açúcar
100 ml de leite gordo
Morangos 


Coloque o chocolate partido dentro de um pirex, junto o leite quente e derreta em banho maria ou no micro-ondas, mexendo para derreter bem todos os pedaços.

Retire do lume ou do micro-ondas coloque numa taça de servir e deixe arrefecer um pouco. Nesta fase a mousse apresenta-se um pouco liquida mas não se preocupe que depois de fria prende.
Junte a gema e envolva bem.

Noutra taça bata as claras em castelo e quando estiverem quase prontas junte o açúcar e bata mais um pouco.
Junte as claras em castelo á mistura do chocolate e envolva com cuidado. Não bata, é mesmo só envolver, para se misturar tudo.

Leve ao frigorífico pelo menos durante 1h para prender. Na hora de servir pode juntar morangos.

Beijinhos, depois quero saber dessas surpresas!...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pão misto ( receita facil e rápida)

Olá !


Hoje é sexta-feira, e desta vez não deixo nenhuma sugestão de bolo para o fim-de-semana...  Deixo um pão muito fácil de fazer e que fica uma delicia !
E é mesmo facil de fazer, querem ver ?!

Ingredientes:
- 250 grs de farinha de trigo normal
- 125 ml Água morna ( metade da quantidade da farinha )
- 3 colheres de sopa de azeite
- uma pitada de sal
- levedura de padeiro (metade de um cubo)
- Chourição, fiambre e queijo ( recheio)

Dissolva a levedura de padeiro na água morna. Coloque tudo dentro de uma taça ou se tiver um robot de cozinha ou batedeira misture todos os ingredientes. Se utilizar um robot de cozinha, a massa está pronta quando começar a descolar das paredes da taça do robot. Se não descolar é deitar aos poucos mais farinha para engrossar até começar a descolar.
Depois de amassada, retire a massa e amasse mais um pouco com as mãos. Estenda com um rolo de forma a ficar em forma de rectângulo com uma espessura fina.

Coloque as fatias do chourição, do fiambre e do queijo sobre a massa estendida e enrole como se estivesse a fazer uma torta.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante +/- 30 m. Se verificar que se está a queimar coloque um papel de alumínio para cozer e não queimar.
Este pão é delicioso !

Beijinhos e bom fim-de-semana!




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aproveitar calda de tomate

Olá !

Já sabem o quanto sou organizada e poupadinha, e por isso aqui em casa nada se estraga e tudo se aproveita. Já dizia a minha avó no poupar está o ganho !

Hoje, em Donas de Casa Desesperadas, mas uma dica para poupar e não estragar !

Quando abro um pacote ou lata de polpa de tomate, se não utilizar tudo, congelo, ou seja, para que não se estrague, uma vez que na embalagem diz "depois de aberto consuma em 3 dias", eu costumo colocar em couvettes de gelo e levo ao congelador para congelar.

Depois de estar congelado desenformo os cubos e coloco num saco dentro do congelador.
Quando preciso de calda de tomate tenho-a sempre á mão.




Beijinhos !

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Esparguete rápido

Olá !
 
Os dias têm estado tão bonitos ! E já repararam como já estão maiores ?!
Dá gosto passar na rua, olhar os campos e ver a Primavera a chegar!

A semana está a passar, já estamos a meio, e há dias em que tenho mesmo de fazer uma refeição bem rápida, como a de hoje ... É por isso que tenho sempre em casa ovos, são tão versáteis que nos premite fazer rapidamente uma refeição. Ora veja...

Ingredientes:
- Esparguete
- Salsichas
- 3 ovos mexidos ( 1 por pessoa)
- 1 cebola
- cogumelos
- 2 c de sopa, de sopa de cogumelos em pó diluída com um pouco de leite
- sal e pimenta
- azeite
- Queijo ralado

Coza o esparguete, mas não muito.
Numa frigideira coloque um fio de azeite e deixe a cebola refogar um pouco. Junte os cogumelos e as salsichas. Bata os ovos e misture a tudo ao que está na frigideira, vá mexendo de forma a ficar ovos mexidos.

Depois de tudo feito retire a massa da água e misture-a a todos os outros ingredientes.
Dilua a sopa de cogumelos no leite e misture na massa e nos outros ingredientes.
Ficou uma delicia acompanhada de uma salada de alface e tomate.
Já no prato rale queijo e bom apetite !

Beijinhos ! 


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os milagres da Anabela

Olá queridas amigas e amigos !

È com grande alegria que vos dou a conhecer o inicio de mais um projecto na página de Fairy Portugal .

A partir de hoje podem visitar o meu cantinho na pagina de Fairy, lá encontraram muitas dicas em diversos temas: Cozinha, poupança, eficácia. limpeza, roupa e crianças.


Conto com as vossas visitas !
Obrigado por todo o vosso carinho, amizade e disponibilidade em visitar o meu blog.

" O futuro é daqueles que acreditam na beleza dos seus próprios sonhos", Roosevelt

Um grande beijinho e obrigado por tudo !




 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Entrecosto no forno

Olá !

Espero que tenham passado um bom fim-de-semana ! Esteve bom tempo para secar a roupa e fazer bons passeios !

Antes de deixar a minha sugestão, quero pedir desculpa por andar mais ausente dos vossos blogs, não me levem a mal, e agradeço por continuarem a visitar o meu cantinho,  mas ando com vários projectos ao mesmo tempo e não consigo ter tempo para fazer tudo como gostaria... Não me levem a mal por favor ...

A sugestão que deixo hoje não tem nada de especial, mas resolvi publicá-la porque o meu filhote adora entrecosto, e como criança que é, fica todo contente quando lhe digo que vou publicar uma das suas comidas preferidas !
Não sendo complicada, mas sendo feita no forno pode chamar-se Comida de Domingo !


Ingredientes:
- 1 kg de entrecosto
- 2 dentes de alho
- Massa de pimentão ou colorau
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- +/- 200 ml de vinho branco
- Ervas aromáticas a gosto (usei alecrim e coentros)

Misture todos os ingredientes numa tijela e esmague os dentes de alho. Reserve
Coloque num tabuleiro de ir ao forno o entrecosto e regue com o preparado de temperos.
Tape com uma folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º. No fim de +/- 30m tire a folha de alumínio e deixe alourar dos 2 lados.

Muitos beijinhos e boa semana !

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bolo de maçã

Olá !

Uma das coisas que gosto de fazer ao fim-de-semana é um pequeno-almoço diferente daquela rápido que temos durante a semana. Para mim o dia devia sempre começar com um belo pequeno-almoço, tipo aqueles das novelas com a familia reunida!...
 
Que tal começar o seu fim-de-semana com um bolinho caseiro ao pequeno almoço ?

A sugestão que deixo hoje foi mais uma invenção criada na minha cozinha que ficou uma delicia ! Um bolo simples de maçã optimo para qualquer ocasião.

O que usei:
- 3 ovos
- 200 grs de açúcar
- 3 c sopa de mel
- 250 de farinha com fermento
- 1 iogurte natural
- 100 grs de manteiga à temperatura ambiente
- 3 maças partidas aos pedaços pequenos
- Marmelo cozido ( opcional – eu tinha congelado quando uma altura cozi demais, foi cozido com agua, mel e canela, convém estar bem escorrido e em puré)
- Canela em pó ( para misturar no puré de marmelo)

Bata os ovos, depois junte o açúcar e o mel, e bata até ter um creme. Junte a manteiga e bata tudo com a batedeira para a manteiga ficar bem desfeita.
Depois o iogurte e envolva bem. Juntar a farinha e voltar a envolver sem bater demasiado.
Pré-aqueçao forno.
Por fim lave as maças e corte-as em pedaços pequenos e junte à massa envolvendo devagar sem bater.
Numa forma barrada com manteiga e farinha, deite uma parte da massa, depois deite o recheio de marmelo com canela, e por fim deite o resto da massa.
Tapar o bolo com uma folha de alumínio de cozinha e levar ao forno durante meia-hora, no fim deste tempo retirar a folha de alumínio e verificar a cozedura com um palito. O meu, no fim da ½ hora, esteve mais 10 m no forno.

O recheio de marmelo com canela funcionou muito bem !

Beijinhos e bom fim-de-semana !